O Ministério da Defesa norueguês anunciou que irá aposentar sua frota de aeronaves de patrulha marítima P-3 "Orion", os quais devem dar lugar aos modernos P-8A "Poseidon". O P-3 "Orion" está operando com a Royal Norwegian Air Force há pelos menos 50 anos, operando principalmente a partir da Base Aérea de Andoya, que também deverá ser desativada após 65 anos de história, junto com a aposentadoria do "Orion".
No comunicado a imprensa, foi informado que o esquadrão que opera “P-3 Orion” realizará sua cerimônia de voo final a partir da Base Aérea de Andoya no próximo dia 30 de junho, quando os P-3 "Orion” remanescentes serão enviados para a Base Aérea de Evenes. A Força Aérea Norueguesa enfatizou que a Base Aérea de Andoya, que está ativa há 65 anos, está na ordem do dia com a desativação da frota de vigilância marítima.
Foi anunciado ainda que o Boeing P-8A Poseidon, substituirá a frota de "P-3 Orion" na patrulha e defesa de suas águas territoriais, com 5 aeronaves do tipo assumindo a missão dos P-3, juntamente com duas aeronaves DA-20 "Falcon".
O governo norueguês concordou em transferir 4 aeronaves P-3 "Orion” aposentadas e seus sobressalentes para a Argentina, que irá empregar as "novas" aeronaves em operações de patrulha marítima no Atlântico Sul. O acordo de transferência das aeronaves norueguesas para Argentina esta estimado em 67 milhões de dólares, e irá garantir a capacidade de patrulhamento marítimo aos argentinos por pelo menos 20 anos.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário