Problemas detectados em software levam a interrupção da entrega dos caças F-16 Block 70, e estes atrasos afetam gravemente Taiwan, que tem urgência na incorporação de seus novos caças em face da crescente ameaça da China.
As entregas do F-16 Block 70 "Viper", mais avançada variante do F-16, estão sofrendo com atrasos com a interrupção das entregas devido aos problemas identificados no software, e isso resultará no impacto direto as capacidades de defesa aérea de Taiwan, que esperava receber 66 aeronaves do tipo até o final de 2026.
O ministro da Defesa de Taiwan, Chiu Kuo-Cheng, relata que tem havido problemas com a cadeia de suprimentos de sistemas de defesa oriundos dos EUA, e alega que o problema se deve ao foco dado pelas empresas de defesa norte americanas em suprir a Ucrânia em seu esforço de guerra contra a Rússia, além do atraso nas entregas do F-16 Block 70, que apresentou problemas com seu software, o que impacta nas capacidades de defesa da ilha, Taiwan sofre com atrasos nas entregas de outros sistemas, incluindo mísseis Stinger.
Apesar do discurso realizado por Chiu Kuo-Cheng aos jornalistas no parlamento, onde disse que não há alteração no acordo avaliado em aproximadamente 8 bilhões de dólares, e a data de entrega dos 66 caças, que estão previstos para 2026, com os atrasos decorrentes, é muito difícil afirmar que todos exemplares estarão entregues dentro do previsto a Taiwan. O país asiático irá superar a Turquia como maior operador de F-16 na Ásia, com mais de 200 aeronaves do tipo.
Autoridades taiwanesas afirmaram que as duas primeiras entregas do F-16 Viper, que deveriam ocorrer entre outubro e dezembro de 2023, foram adiadas e devem ocorrer apenas entre julho e outubro do próximo ano.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário