A Royal Australian Air Force (RAAF) concluiu os testes de reabastecimento ar-ar com aeronaves F-15J e F-15DJ Eagle da Japan Air Self-Defense Force (JASDF).
Conduzidos no Japão de 29 de março a 26 de abril, os testes envolveram um KC-30A Multi-Role Tanker Transport (MRTT) da RAAF, usando seu boom de reabastecimento avançado para se conectar com os F-15 em voo.
Um total de 11 voos e 325 contatos foram feitos entre as aeronaves em diversas manobras e em diferentes condições diurnas e noturnas.
Os dados de engenharia desses testes permitirão que a RAAF autorize e treine sua tripulação de KC-30A para reabastecer F-15 no futuro.
O vice-marechal do ar Darren Goldie, comandante da RAAF, disse que esses últimos testes aumentariam ainda mais a cooperação aérea entre a Austrália e o Japão.
“A cooperação entre nossas forças aéreas depende da superação de grandes distâncias, e o reabastecimento ar-ar é uma parte essencial de como conseguimos isso”, disse o vice-marechal Goldie.
“Em 2022, realizamos testes semelhantes com caças F-2A da JASDF, o que possibilitou sua participação no Exercício Pitch Black 22 no Território do Norte.
“O sucesso desses últimos testes de reabastecimento reflete nosso compromisso de construir nosso relacionamento profundo e duradouro, entender os pontos fortes de cada um e elevar ainda mais nossa interoperabilidade.”
A RAAF opera uma frota de sete KC-30A MRTT a partir da Base Amberley, a oeste de Brisbane, com cada aeronave capaz de transportar mais de 100 toneladas de combustível e transferir parte dessa carga para uma aeronave receptora.
Desde a sua introdução ao serviço em 2011, os KC-30As têm sido amplamente utilizados no apoio ao reabastecimento de aeronaves australianas e estrangeiras.
“Essa cooperação e compreensão mútua são uma parte essencial para garantir um Indo-Pacífico seguro, resiliente e próspero”, disse o vice-marechal do ar Goldie.
Fonte RAAF
0 comentários:
Postar um comentário