A Leonardo revelou os últimos desenvolvimentos de Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados (SARP), na classe de 200 kg AWHero RUAS (Rotary Uncrewed Aerial System) durante uma cerimônia oficial realizada no SEAFUTURE 2023 (La Spezia – Itália) a bordo do Paolo Thaon di Revel PPA (Pattugliatore Polivalente d'Altura) da Marinha Italiana Navio Patrulha). A inauguração foi realizada na presença de representantes de instituições e de toda a indústria.
O AWHero aproveita a combinação exclusiva de Leonardo de capacidades extensas e de longa data no desenvolvimento de sistemas de asas rotativas e na integração para dar suporte aos setores de sistemas aéreos não tripulados e aplicações navais. Primeiro e único RUAS de sua categoria com certificação militar, obtido na Itália no final de 2021, e baseado em padrões mundialmente reconhecidos, que já comprovam a robustez do sistema, o AWHero agora apresenta novidades decorrentes de atividades previamente planejadas e previstas com base em uma série de melhorias.
Os novos desenvolvimentos incluem, em particular: um motor de combustível pesado baseado em uma solução única de dois motores, aumentando a eficiência, a segurança e o tempo entre as revisões; modificações na estrutura da aeronave que oferecem vantagens operacionais e de suporte significativas (integração do motor, capacidade do compartimento de carga útil, integração do sistema/sensor e campo de visão, facilidade de manutenção, estabilidade no convés); modularidade avançada do sensor; – o radar marítimo ultraleve Leonardo Gabbiano TS para cobertura de área ampla incomparável para qualquer clima -; capacidade de sobrevivência aprimorada e resiliência cibernética. No entanto, o sistema se baseia na configuração básica certificada e comprovada com a qual compartilha o sistema de rotor, transmissões, um sistema aviônico central, arquitetura de link de dados e uma estação de controle.
Gian Piero Cutillo, MD da Leonardo Helicopters, disse: “O AWHero faz parte de um roteiro voltado para o futuro que a Leonardo está implementando para manter sua liderança em aplicações de voo vertical no quadro das evoluções tecnológicas atuais e futuras, que remodelarão extensivamente esta indústria . Dentro deste roteiro, sistemas não tripulados e tecnologias habilitantes relevantes (ou seja, automação/autonomia, comunicações, integração e fusão de sensores) são elementos-chave nos quais a empresa tem investido significativamente, ao mesmo tempo em que alavanca uma colaboração frutífera com as autoridades militares italianas. Os aprimoramentos do sistema revelados hoje refletem a mudança incremental, porém firme, do projeto básico para a configuração focada no CONOPS (Conceito de Operações). Isto é particularmente verdadeiro para as aplicações navais relevantes,
O AWHero é otimizado para oferecer suporte a uma variedade de ativos envolvidos em uma variedade de operações navais e de vários domínios, como ISTAR (Aquisição e reconhecimento de alvos de vigilância de inteligência), ASW (Guerra anti-submarina), Guerra eletrônica, Retransmissão de comunicação, Proteção de fronteira, Combate suporte e proteção da força, e pode ser integrado ao sistema de gerenciamento de combate naval.
Os recursos integrados da Leonardo em plataformas de asa rotativa, integração de sistemas, sistemas UAS e serviços de suporte/treinamento, bem como tecnologia proprietária, oferecem aos operadores da AWHero um crescimento inigualável do sistema e potencial de personalização e benefícios de suporte ao longo do ciclo de vida.
Desde 2019, o AWHero realiza demonstrações de capacidade de vigilância marítima em navios no âmbito da iniciativa OCEAN2020, o programa de pesquisa estratégica do Fundo Europeu de Defesa para tecnologia de vigilância naval e segurança marítima, incluindo 43 organizações em toda a Europa e lideradas por Leonardo. Beneficiou-se de uma série de iniciativas de demonstração de capacidade no domínio RUAS na Itália, Reino Unido e Europa.
A Leonardo é a única empresa na Europa capaz de fornecer soluções completas, projetando e desenvolvendo todos os elementos de sistemas não tripulados: plataformas, sensores, sistemas de missão, estações de controle e oferecendo aos clientes uma capacidade certificada de baixo risco, altamente eficaz e totalmente integrada. Leonardo é um parceiro chave e colaborador de importantes programas europeus de sistemas não tripulados e a experiência e capacidades de Leonardo no setor foram extensivamente demonstradas durante exercícios internacionais. A Leonardo desenvolveu sistemas e tecnologias proprietárias não tripuladas, incluindo recursos anti-drone e sistemas de gerenciamento de tráfego não tripulado (UTM).
Fonte Leonardo
0 comentários:
Postar um comentário