segunda-feira, 5 de junho de 2023

Holanda anuncia aquisição de helicópteros H225M da Airbus para suas Forças Especiais

 


O Ministério da Defesa holandês anunciou a encomenda feita junto a Airbus visando a obtenção de 14 helicópteros H225M, os quais deverão ser empregados em operações especiais. Os novos helicópteros serão entregues a partir de 2028.

O comunicado, se refere aos novos helicópteros H225M que serão incorporados dentro de 5 anos, como parte do processo de renovação da frota de asas rotativas, que ganha novas capacidades de operações especiais com o Caracal.

Os veteranos "Cougar" serviram a Defesa Holandesa por 27 anos, cumprindo várias funções, como transporte de tropas, transporte de equipamentos e evacuação médica. Alguns dos helicópteros também operaram embarcadas com a Marinha holandesa. Além disso, esses helicópteros também tem operado no combate a incêndios, equipados com um balde flexível (bambi-bucket) suspenso sob a aeronave.

Apesar dos esforços contínuos para modernizar sua frota de "Cougar", incluindo um projeto para estender sua vida operacional até 2030, foi concluído que a aquisição de novos helicópteros é necessária para atender aos requisitos operacionais em evolução das Forças de Operações Especiais holandesas, com a escolha recaindo sobre o H225M.

Segundo o comunicado, os novos H225M serão implantados na Base Aérea de Gilze-Rijen, no sul do país.

Outro ponto que emerge com o anúncio da aquisição do "Caracal" para apoiar as Operações Especiais, é a criação de uma unidade de operações especiais dentro da força aérea holandesa,  seguindo uma recomendação da OTAN, que orienta a formação da capacidade de  "operações especiais" nas forças aéreas, semelhantes às das forças terrestres e navais holandesas.

“A presença de forças especiais tornou-se imperativa contra ameaças modernas, que devem ser respondidas muito rapidamente”, disse Christophe van der Maat, Ministro de Estado da Defesa. A Holanda poderá participar de operações especiais a partir de 2030.

Incluído na aquisição está um novo pacote de equipamentos de missão para os helicópteros, juntamente com capacidade de simulação temporária para treinamento das tripulações e equipes de manutenção.

A aquisição desses novos helicópteros representa um investimento significativo do Ministério da Defesa holandês para aprimorar as capacidades e a eficácia de suas operações especiais, garantindo a prontidão do país para os desafios futuros.

Os helicópteros H225M "Caracal" produzidos pela europeia Airbus, é uma das amis avançadas aeronaves de sua categoria, e estão em operação com as Forças Armadas da França, Brasil, México, Indonésia, Cingapura, Kuwait e Tailândia.

Hoje o Brasil conta com quatro variantes do H225M, das quais duas operadas pela Marinha do Brasil se destacam, com a variante UH-15A "Super Cougar", sendo especialmente preparada para cumprir com um variado leque de missões, em especial a infiltração de operadores dos Comandos Anfíbios, sendo aeronaves dotadas de diversos sistemas e sensores específicos para atuar em teatros de operações complexos, como o exigido pela Operações Especiais, sendo capazes de operar de dia ou a noite, sob condições climáticas adversas, operadas pelo 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) "Pégasus". Outra variante do H225M que se destaca, é a variante AH-15B "Super Cougar", esta também pertencente a Marinha do Brasil, tendo sido desenvolvida especificamente para atender aos requisitos da aviação naval brasileira, sendo capaz de desempenhar todo leque de missões que a variante "Alpha", porém, incorpora a capacidade de emprego contra alvo de superfície (ASuW), capaz de disparar mísseis AM-39 Exocet, sendo a mais avançada variante do H225M hoje em operação.


Por Angelo Nicolaci
Imagens Nicolaci

GBN Defense - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger