A Lockheed Martin e a Rheinmetall, uma importante empresa alemã de defesa, anunciaram sua parceria para fornecer a variante do conceituado sistema M142 HIMARS denominado "GMARS" ao mercado europeu.
O GMARS (“G” de “Alemanha”) será diferente dos sistemas norte americanos M142 HIMARS. O novo sistema GMARS herdará a montagem do lançador, sistema de recarga e outros componentes da parte de combate GMLRS/ATACMS, semelhante ao M142 HIMARS, com 80% de intercambiabilidade de componentes. A Rheinmetall entregará um novo chassi, provavelmente utilizando um dos caminhões da Rheinmetall MAN Military Vehicles. No entanto, o chassi precisará ser maior que o do HIMARS devido à versão europeia oferecer dois pacotes de transporte e contêineres de lançamento, semelhante ao sistema sobre lagarta M270 ou ao sistema sul-coreano K239. Com estas características, provavelmente será adotado um chassi 8×8 da linha HX3. O trabalho de integração será feito na Alemanha.
O objetivo principal da Lockheed e Rheinmetall será fornecer o GMARS ao Bundeswehr, visando substituir os antigos sistemas MARS II, uma variante alemã do sistema norte americano M270.
O GMARS também será oferecido a outros exércitos europeus, pois a Lockheed Martin e a Rheinmetall antecipam um aumento na demanda por novos sistemas dessa classe após a guerra em curso na Ucrânia, que destacou a importância da artilharia de foguetes.
Vale a pena notar que a Alemanha transferiu alguns de seus lançadores MARS II para a Ucrânia, enquanto o restante está chegando ao fim de sua vida útil. É provável que Berlim pretenda primeiro cobrir a lacuna deixada pelos MARS II transferidos para a Ucrânia, seguido pela substituição dos 34 sistemas remanescentes ainda em serviço.
A indústria de defesa alemã também está interessada em produzir munição para o sistema GMLRS. A Rheinmetall cuidaria da produção dos motores de foguete, enquanto a Diehl Defense seria responsável por ogivas e componentes do sistema de orientação, até certo ponto. As negociações entre os parceiros estão em andamento. Eles expressaram a possibilidade de entregar os primeiros lançadores GMARS para testes já em 2025, se um contrato com o Ministério da Defesa alemão for assinado.
GBN Defense - A informação começa aqui
Com informações da Rheinmetall
0 comentários:
Postar um comentário