O Departamento de Defesa dos EUA foi consultado pelo Ministério da Defesa de Israel, com objetivo de obter a aprovação para exportar antigos Merkava Mk 2 e Mk 3 de seus estoques para dois países estrangeiros, incluindo um país europeu.
Um dos reflexos do conflito entre a Rússia e Ucrânia, tem sido uma verdadeira corrida armamentista que toma conta da Europa, Àsia e em menor volume outras partes do mundo.
A grande procura pelos carros de combate (CC) consagrados no ocidente, o alemão Leopard e o norte americano Abrams, esta levando vários países a buscar alternativas que ofereçam real capacidade de contrapor os carros de combate operados pela Rússia. Assim, muito países tem manifestado interesse em adquirir carros de combate Merkava excedentes das Forças de Defesa de Israel (IDF).
Apesar de ser desenvolvido e fabricado pela indústria de defesa israelense, o Merkava utiliza em seu conjunto propulsor um motor de fabricação norte americana, o que leva a necessidade de aprovação dos EUA para sua exportação.
Ainda não há qualquer definição sobre a autorização de exportação do Merkava, bem como ainda se encontram na fase de negociações o acordo com os países interessados na aquisição do Metkava, segundo informações liberadas pelo Ministério da Defesa de Israel.
Os exemplares do Merkava em questão, seriam das variantes Mk.2 e Mk.3 desativados e atualmente nos estoques da IDF. Israel atualmente opera o Merkava Mk.4, e está iniciando a introdução da variante mais moderna de seu Carro de Combate, o Merkava Mk.5. O Merkava é considerado um dos melhores carros de combate em operação no mundo, acumulando uma folha de serviço invejável.
GBN Defense - A informação começa aqui
Com agências de notícias
0 comentários:
Postar um comentário