O ministro da Defesa da República Eslovaca, Martin Sklenár, anunciou que seu país planeja adquirir novos sistemas de defesa aérea. As Forças Armadas da República Eslovaca estão preparadas para receber sistemas de muito curto alcance (MANPADS) e um sistema móvel de médio alcance.
De acordo com um comunicado do Ministério da Defesa da Eslováquia, o processo de definição dos requisitos para os novos sistemas de defesa aérea já foi concluído, e pesquisas de mercado começaram a identificar as melhores soluções. O ministério enfatizou que esse processo será longo e detalhado. A Eslováquia destinou 200 milhões de euros para este objetivo.
“A Defesa Aérea Baseada na Superfície é uma das principais capacidades para proteger as próprias defesas da Eslováquia. Percebemos a necessidade de nossa própria capacidade SBAD complexa e avançada a longo prazo. No final do processo, será um sistema Integrado de Defesa Aérea e Mísseis (IAMD) com muitas plataformas em rede digital, o que permitirá, obviamente, total compatibilidade com as capacidades da Aliança e estará pronto para proteger o espaço aéreo europeu e da OTAN, ” disse o ministro da Defesa eslovaco, Martin Sklenár.
O Ministério da Defesa da Eslováquia também anunciou que emitiu pedidos de propostas a 11 países, potenciais fornecedores de soluções para as Forças Armadas da República Eslovaca. Eles têm até o final de julho de 2023 para responder.
Sabe-se também que a Eslováquia planeja adquirir um pequeno número de sistemas de defesa aérea. Segundo o comunicado do ministério, isso inclui 12 lançadores MANPADS, bem como um sistema móvel (o ministério não especificou se se refere a uma bateria ou a uma unidade de fogo) para defesa aérea de médio alcance.
“No geral, é claro, a prioridade é entregar [tecnologias] de alta qualidade e alta eficiência para atender às exigências das Forças Armadas e outros especialistas no assunto, além de garantir a transparência e a promoção da cooperaço bilateral, que deve ser garantida por um acordo governo-a-governo (G2G)”, disse o ministro da Defesa eslovaco.
Vale a pena notar que, em outubro de 2022, a Eslováquia aderiu à European Sky Shield Initiative, iniciada na Alemanha, que visa construir um sistema pan-europeu integrado de defesa aérea e de mísseis. O programa envolve a aquisição de sistemas de defesa aérea de várias classes, com o IRIS-T SLM produzido na Alemanha sendo indicado como o sistema de médio alcance preferido.
Fonte Europe Defense
0 comentários:
Postar um comentário