sábado, 17 de junho de 2023

Dez Anos do Protocolo de Yaoundé: Reflexões sobre a Segurança Marítima no Golfo da Guiné

 


O Protocolo de Yaoundé impulsionou o declínio da pirataria na África Ocidental e Central e traçou um caminho para o que a colaboração de segurança transnacional pode realizar em todo o continente.

Em junho de 2013, representantes de 25 governos da África Ocidental e Central, CEDEAO e ECCAS se reuniram em Yaoundé, Camarões, para prometer sua cooperação para coibir atividades ilícitas no Golfo da Guiné. O resultante Protocolo de Yaoundé (também conhecido como Código de Conduta de Yaoundé) apresentou uma visão compartilhada para enfrentar os desafios marítimos enfrentados pela região. O acordo instituiu a arquitetura de segurança zonal necessária para patrulhar de forma colaborativa as vias navegáveis ​​ao largo da costa da África Ocidental e Central, que foram submetidas às maiores taxas de pirataria de qualquer região do mundo.

O Dr. Assis Malaquias , um dos principais facilitadores do Protocolo, relembra a importância do Código de Conduta de Yaoundé e seu impacto no declínio da pirataria no Golfo da Guiné, bem como na “cultura de união” da região em segurança colaboração. Ele descreve prioridades adicionais para a execução do Protocolo de Yaoundé, incluindo a necessidade de continuar desenvolvendo estratégias marítimas nacionais e outros mecanismos em nível de país para proteger a soberania do estado no mar. Olhando para a próxima década, o Dr. Malaquias estabelece uma ligação entre as perspectivas de prosperidade da região e a proteção das rodovias marítimas que conectam seus portos entre si e com o resto do mundo.

Confira a entrevista:


Fonte África Center

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger