Desembarcaram na Polônia nesta quarta-feira (28), o primeiro lote com 14 carros de combate M1A1 "Abrams" adquiridos pelo país, sendo os primeiros de um total de 42 blindados do tipo que estão previstos para ser entregues até o final deste anos de 2023, segundo declaração do ministro da Defesa polonês, Mariusz Błaszczak. Além dos M1A1 "Abrams", também desembarcaram três veículos de recuperação M88A2 "Hercules".
A Polônia assinou um contrato em janeiro com o governo dos EUA envolvendo a aquisição de um total de 116 carros de combate M1A1 Abrams. O contrato também inclui 12 veículos M88A2 "Hercules", oito M1074 "Joint Assault Bridges", seis veículos de comando M557 e 26 veículos HMMWV.
O governo polaco decidiu adquirir os carros de combate M1A1 "Abrams" dos estoques norte americanos para repor os carros de combate das forças terrestres polacas que foram transferidos para Ucrânia, operação que envolveu um número significativo de blindados, o que resultou na abertura de uma lacuna com o envio dos seus T-70, T-90 e Leopard 2A4 para o Forças Armadas da Ucrânia. O contrato também inclui o fornecimento de munição e um pacote de treinamento e logística.
Em abril de 2022, a Polônia também assinou um novo contrato com governo dos EUA, este prevendo uma nova aquisição de carros de combate da família "Abrams", este envolvendo a aquisição de 250 carros de combate M1A2 Abrams SEPv3 novos de fábrica. Este segundo contrato possui um cronograma de entregas prevê o desembarque dos novos blindados polacos entre 2025 e 2026.
A aquisição dos carros de combate "Abrams", somam-se a aquisição de carros de combate sul-coreanos K2 "Black Panther", marcando um grande salto nas capacidades e poder de fogo da força blindada polonesa.
A Polônia vem realizado um intenso esforço de modernização e ampliação de suas capacidades de defesa, processo que ganhou maior impulso após a invasão da vizinha Ucrânia pela Rússia.
GBN Defense - A informação começa aqui
Com informações do Governo da Polônia
0 comentários:
Postar um comentário