quinta-feira, 29 de junho de 2023

Caçadores de submarinos da Royal Navy testaram sua capacidade contra submarinos nos fiordes.


Cerca de 100 militares dos Naval Air Squadrons 814 e 824, normalmente baseados na Royal Naval Air Station Culdrose, perto de Helston, na Cornualha, foram deslocados para o norte, onde participaram  do Exercício "Green Eel", ou "Gruner Aal", como é conhecido pelos noruegueses.

O destacamento estava baseado perto de Bergen, no oeste da Noruega. O Haakonsvern Helikopterbase está situado no topo de uma colina íngreme e rochosa com pinheiros e vistas deslumbrantes para os fiordes e a base naval abaixo.

Com seus edifícios modernos de design escandinavo, os marinheiros apelidaram as instalações de 'Ilha Tracy', por sua semelhança com a sede futurista do programa de marionetes Thunderbirds.

Três helicópteros Merlin Mk2 participaram de uma série de exercícios contra submarinos noruegueses e alemães.

O comandante do RNAS Culdrose, capitão Stuart Irwin, disse: “A capacidade de trabalhar em estreita colaboração com nossos aliados na Noruega durante o Exercício "Green Eel" foi uma excelente oportunidade para todos os envolvidos e nos deu excelente acesso para treinar com submarinos convencionais.

“Em primeiro lugar, esta foi uma oportunidade para nossa tripulação em treinamento no Naval Air Squadron 824, concluir os estágios finais do treinamento operacional de voo no helicóptero de guerra anti-submarino (ASW) Merlin.

“Isso deu a eles a experiência de localizar e rastrear submarinos reais e aprimorou as habilidades e técnicas que agora levarão para os esquadrões da linha de frente operando com o Merlin.”


O exercício Green Eel também provou ser um teste para a equipe de meteorologistas, um ambiente completamente diferente do 'playground' usual dos esquadrões ao largo da Península Lizard e do Canal.

“Devo admitir que estamos tendo um tempo tão bom que nunca vi uma previsão em que não previ nuvens abaixo de 5.000 pés por tanto tempo. Continuo procurando efeitos locais, mas até os noruegueses dizem que o tempo costuma estar calmo”, explicou a tenente meteorologista sênior Adelaide Banyard.

“Tenho que fazer meu trabalho sem todo o nosso kit meteorológico de sempre. Aqui eu só tenho meu laptop. Essa é a diferença com os oficiais civis, que tendem a ficar no mesmo lugar o tempo todo, mas nas forças armadas, somos desdobrados em qualquer lugar do mundo.”

Com pouca escuridão nesta época do ano e ansiosos para obter o máximo benefício possível do exercício, os marinheiros freqüentemente trabalhavam 12 horas por dia durante o Green Eel.

Houve tempo de inatividade, o pessoal aproveitou as vistas de Bergen e arredores, bem como a hospitalidade norueguesa.

“É um lugar adorável para se estar e todos são muito amigáveis”, disse a técnica de engenharia aérea Grace Brown, que ficou particularmente impressionada com as novas instalações de seus anfitriões.

“Os noruegueses realmente cuidaram de nós. A maioria de nós já nadou nos fiordes ou subiu de teleférico até as montanhas. Já fizemos churrascos e até organizaram um jogo de futebol.”

Para tripulações da linha de frente, como os aviadores do Esquadrão 814, eles realizam operações de guerra antissubmarina no Reino Unido e no Atlântico Norte, especialmente, operando em bases costeiras ou nos conveses de voo das fragatas da Royal Navy, o Green Eel ofereceu uma experiência inestimável contra oponentes reais. Também permitiu que os engenheiros e o pessoal de apoio aumentassem sua experiência, trabalhando com os aliados do Reino Unido à distância de sua base principal na Cornualha.

O capitão Irwin acrescentou: “A guerra antissubmarina é tão vital no mundo de hoje como sempre foi, com nossa dependência de oleodutos submarinos e comunicações globais. A Merlin Helicopter Force faz parte da defesa dessa infraestrutura nacional crítica e operamos regularmente no Mar do Norte, Atlântico Norte e Ártico."

O comodoro Trond Gimmingsrud, chefe da frota naval norueguesa, disse: “A Royal Navy e a Marinha Real Norueguesa trabalharam juntas em vários exercícios e operações recentemente, confirmando nosso compromisso e capacidade de operar sem problemas."

“Durante o exercício "Gruner Aal", também trabalhamos em conjunto com a Marinha Alemã, melhorando nossa compreensão e habilidades na guerra antissubmarina. A capacidade de operar a partir da mesma base e com curta distância até a área de exercício nos permitiu compartilhar frequentemente experiências entre submarinos alemães e noruegueses e Merlins britânicos. Isso nos tornou melhores e já estou ansioso pela próxima iteração deste exercício anual.”


Fonte Royal Navy

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger