quinta-feira, 29 de junho de 2023

Bundeswehr faz pedido de 367 viaturas logísticas da família HX á Rheinmetall


Os alemães do Bundeswehr realizaram um pedido à Rheinmetall para 367 veículos logísticos protegidos e não protegidos. Este pedido faz parte do contrato para swap-body systems (swap-body é um tipo de contêiner de carga usado para transporte rodoviário e ferroviário. O tamanho desses contêineres é padronizado e não podem ser empilhados. Contam com sistema de "pernas" sob a estrutura, que é uma característica típica dessas swap-body, ou caixas móveis),  assinado em junho de 2020. Além dos veículos, o pedido inclui 1.830 plataformas de "caixas móveis" para servir como transportadores de carga intercambiáveis. O pedido tem um valor de cerca de 285 milhões de euros, e a entrega dos veículos está prevista para o terceiro trimestre de 2023.

“Com o pedido de mais 367 sistemas de swap-body, estamos muito satisfeitos por dar uma contribuição importante para o Bundeswehr e a prontidão operacional da Divisão 2025 da OTAN”, declara Michael Wittlinger, presidente do conselho da gestão da Rheinmetall MAN Military Vehicles GmbH, a subsidiária responsável pela produção dos caminhões. “O novo pedido, que ocorre um ano após a cerimônia de entrega das chaves em maio de 2022, é um sinal claro de que o processo de reequipamento das forças armadas alemãs está avançando constantemente.”

Em junho de 2020, a agência de compras militar alemã, BAAINBw, concluiu um contrato de 7 anos com a Rheinmetall para a compra de até 4.000 veículos com carroceria móvel, mais de 600 dos quais foram entregues até o momento. Os novos caminhões com sistema swap-body juntam-se aos bem-sucedidos Veículos de Transporte Desprotegidos, ou UTFs, expandindo a frota de veículos da família militar HX da Bundeswehr. O equipamento principal do sistema swap-body  é o carregador de gancho. Desenvolvido pela Hiab, ele pode erguer e abaixar plataformas de caixas móveis do estoque da Bundeswehr em praticamente qualquer tipo de terreno, sem a necessidade de equipamentos adicionais de manuseio de carga. Como alternativa, os veículos podem transportar uma plataforma de swap-body  ou um contêiner por meio de uma interface ISO padronizada de 20 pés.


Uma grande parte dos caminhões com sistema swap-body para o Bundeswehr contará com uma cabine blindada, aumentando substancialmente a capacidade de sobrevivência e sustentação da tripulação, bem como a flexibilidade tática das unidades e formações logísticas. Caminhões de corpo variável são usados ​​principalmente para abastecer formações de combate com consumíveis a granel, como munição, combustível e água.

Tanto os sistemas de swap-body quanto os UTFs são baseados na robusta família de veículos HX da Rheinmetall. Projetado desde o início para uso militar, eles garantem excelente mobilidade mesmo em terrenos acidentados. Além disso, a ampla presença da família HX oferece grandes vantagens em termos de interoperabilidade e logística, especialmente durante implantações multinacionais. Atualmente, o círculo de nações usuárias inclui, entre outras nações que integram a OTAN. Entre os operadores estão Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Noruega, Suécia, Áustria, Hungria e Dinamarca. Juntamente com o Bundeswehr e as forças armadas dos parceiros da Alemanha, a Rheinmetall está ansiosa para continuar escrevendo a história de sucesso da HX.

Fonte Rheinmetall
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