O Projeto MELTEM-III, assinado entre a Turquia e a empresa italiana Leonardo em 2012, foi concluído com a entrega da última aeronave.
O Projeto que inclui a aquisição de seis Aeronaves de Patrulha Marítima P-72 com Capacidade de Vigilância Marítima e três Aeronaves Utilitárias C-72 para o Comando das Forças Navais da Turquia, foi concluído. A última Aeronave de Patrulha Naval P-72 produzida no âmbito do projeto foi recentemente incluída no inventário do Comando das Forças Navais.
Com base no acordo assinado entre a italiana Alenia Aermacchi (Leonardo) e a TAI em julho de 2012, as modificações estruturais e elétricas, testes de sistemas e atividades de Apoio Logístico Integrado de seis aeronaves de Patrulha Marítima ATR-72-600 adquiridas foram realizadas pela TAI .
A primeira aeronave ATR-72-600, que foi convertida para a configuração "Marine Patrol Aircraft" no âmbito do Projeto MELTEM-III, foi transferida para as instalações do TAI em 19 de abril de 2013. Previa-se a entrega da primeira Aeronave de Patrulha Marítima ATR-72-600 às Forças Navais Turcas em 2017, mas devido aos problemas vivenciados nas atividades de certificação, o projeto atrasou um pouco.
O Projeto MELTEM-III foi iniciado pela Presidência das Indústrias de Defesa (SSB) em 2012. Com base no acordo assinado entre a italiana Alenia Aermacchi SpA (Leonardo) e a TAI em julho de 2012, as modificações estruturais e elétricas, testes de sistemas e atividades de Apoio Logístico Integrado de 6 Aeronaves de Patrulha Marítima ATR-72-600 a serem adquiridas foram realizadas pela TAI .
As entregas iniciadas em 2020 foram concluídas em 2023 com a entrega da última Aeronave de Patrulha Marítima.
No âmbito do projeto, atividades de produção de peças detalhadas, modificação de aeronaves (modificações estruturais e elétricas, além dos testes de sistemas), fornecimento de material, suporte a testes de solo e voo, Apoio Logístico Integrado (elaboração de certificação de processo e plano de treinamento, manutenção periódica de aeronaves) foram realizadas pela Turkish Aerospace Industries (TAI). O fornecimento do sistema/sensores foi fornecido pela ASELSAN. Embora existam sistemas Link 11 e Link 16 desenvolvidos pela Milsoft, a Estação Terrestre de Patrulha Marinha foi atualizada pela HAVELSAN para suportar aeronaves P-72.
A aeronave de patrulha marítima P-72 pode usar torpedos Mk-46 Mod 5 e Mk-54 no escopo da missão de guerra anti-submarina (ASW).
GBN Defense com agências de notícias
0 comentários:
Postar um comentário