O navio de assalto anfíbio multipropósito (LHD) TCG ANADOLU foi oficialmente entregue ao setor operativo da Marinha da Turquia, passando a fazer parte do inventário após uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (10). Agora o TCG ANADOLU assume o papel de Capitânia da Marinha turca.
O Projeto de Navio de Assalto Anfíbio Multipropósito TCG ANADOLU foi lançado em 2015, visando atender aos requisitos do Comando das Forças Navais, sob instrução do Presidente Recep Tayyip Erdoğan . O navio, que foi lançado em maio de 2019, iniciou os testes de aceitação a partir de junho de 2022 e foi entregue pelo SSB ao Comando das Forças Navais com uma cerimônia que contou com a presença do presidente Erdoğan .
O ANADOLU foi construído no Estaleiro Sedef em Tuzla, Istambul. 131 empresas terceirizadas, universidades e centros de pesquisa também participaram do projeto, que tem uma taxa de conteúdo local de aproximadamente 70%.
Existem apenas 12 países no mundo que possuem navios com esse deslocamento. Com este navio, a Marinha turca fortalecerá e aumentará seu poder de dissuasão. O TCG ANADOLU ganhará uma capacidade importante com os SARP's que pousarão e decolarão nele. Para isso, os Bayraktar TB3 com asas dobráveis estão sendo desenvolvidos pela turca BAYKAR.
Além disso, vários estudos estão em andamento para permitir que a aeronave de combate não tripulada (SARP-C) KIZILELMA, também desenvolvido pela BAYKAR, e a aeronave de ataque leve HÜRJET, desenvolvida pela TAI, possam pousar e decolar. Depois que as plataformas TB3, KIZILELMA e HÜRJET fizeram seus primeiros voos em 2023, está planejado iniciar o trabalho de integração no navio. Até agora, o KIZILELMA completou com sucesso um série de voos de teste.
O TCG ANADOLU, tem a capacidade de projetar uma força anfíbia de pelo menos um batalhão para região de crise com seu próprio apoio logístico, sem a necessidade de apoio doméstico.
O TCG Anadolu conta com:
- sistemas de armas,
- sistema de gerenciamento de guerra,
- sistemas de guerra eletrônica,
- Sistema infravermelho de busca e rastreamento,
- Sistema de busca eletro-óptica,
- Sistema de Alerta Laser,
- Sistema de defesa contra torpedo,
- Sistemas radar,
- Sistemas de comunicação via Sat,
- Sistemas de navegação Satélite,
Os Sistemas de C⁴I foram desenvolvidos pela indústria turca com alto índice de componentes locais.
O novo Capitânia turco também pode ser usado no âmbito das missões de Assistência a Desastres Naturais quando necessário. Graças às instalações hospitalares e cirúrgicas totalmente equipadas, pode ser utilizado para apoio médico no âmbito do socorro a desastres naturais, ajuda humanitária e operações de evacuação de refugiados.
TCG ANADOLU ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- O navio tem 231 metros de comprimento e 32 metros de largura (boca).
- O deslocamento de 27.436 toneladas.
- O navio tem uma velocidade máxima de pelo menos 20,5 nós e uma velocidade cruzeiro de 16 nós.
- Alcance de cruzeiro de pelo menos 9.000 milhas náuticas em plena carga com sua velocidade de cruzeiro.
- Possui uma doca alagável capaz de operar 4 LCM (Mechanized Landing Crafts), cada um carregando 1 veiculo blindado (MBT).
Em convés de veículos;
- 13 carros de combate Leopard 2
– 27 veículos blindados de assalto anfíbio-ZAHA
– 6 Blindados de Transporte de Pessoal-ZPT
– 33 veículos leves
- Transporta 94 veículos no total.
Destacamento Aéreo Embarcado
O Anadolu pode comportar no convoo um total de 10 helicópteros ou 11 SARPs, e poderá transportar 19 helicópteros ou 30 SARPs em seu hangar.
O navio tem capacidade para 1.223 militares, dispondo de uma instalação hospitalar completa e 2 salas de cirurgia a bordo.
0 comentários:
Postar um comentário