A indústria aeroespacial e de defesa turca registra um importante marco em sua história, ao realizar o primeiro voo de um helicóptero desenvolvido no país e dotado de motorização desenvolvida e produzida na Turquia, com o T625 GÖKBEY realizando seu primeiro voo com o Motor TEI-TS1400 Turboshaft desenvolvido com recursos nacionais pela TUSAS Engine Industries Inc (TEI).
O GÖKBEY, é o primeiro helicóptero de uso geral desenvolvido na Turquia pela Turkish Aerospace Industries, empresa que apresentou um vasto portfólio em sua participação na LAAD 2023. O novo helicóptero ganhou os céus seu primeiro voo empregando o motor TS1400 Turboshaft, que também é o primeiro motor de helicóptero desenvolvido e produzido na Turquia. Este foi um marco importante na indústria de aeroespacial e de defesa turca.
T625 GÖKBEY
O novo helicóptero utilitário continuará a programação de teste e certificação de acordo com o cronograma estabelecido em seu desenvolvimento. Apesar de ainda estar concluindo a fase de certificação, a produção em série já esta a todo vapor, com três exemplares do T625 GÖKBEY sendo construídos. Estes três exemplares serão entregues ao Comando Geral da Gendarmaria no segundo semestre deste ano.
O T625 GÖKBEY será capaz de realizar tarefas de transporte vip e de pessoal, transporte de carga, EVAM (Evacuação Aeromédica), busca e salvamento e transporte offshore.
Segundo anunciado pela TAI, o GÖKBEY será capaz de operar de forma eficaz com os motores TS1400 nacionais, mesmo nos climas e geografias mais desafiadores, em alta altitude e temperatura, condições diurnas e noturnas.
Com um peso total de decolagem na faixa de 6 toneladas, capacidade para 12 passageiros, velocidade máxima de 306 km/h, teto de serviço de 20.000 pés e tempo de voo de mais de 3,8 horas, o GÖKBEY pode permanecer no ar por mais de 5 horas com seu tanque de combustível externo e atinge uma autonomia máxima de 948 quilômetros.
O GÖKBEY foi desenvolvido para suprir a lacuna que surge com o início da desativação dos vetustos UH-1 norte americanos nas forças de segurança e especialmente nas Forças Armadas turcas e do Comando Geral da Gendarmaria, onde começarão a ser substituídos pelo T625 GÖKBEY.
GBN Defense - A informação começa aqui
Com agências de notícias
0 comentários:
Postar um comentário