O sistema de defesa aérea de superfície SAMP/T do Exército Italiano implantado na Eslováquia foi oficialmente declarado totalmente operacional pelo Comando Aéreo Aliado, aprimorando ainda mais a interoperabilidade da OTAN e a defesa coletiva.
A Itália implantou seu SAMP/T na Eslováquia em março e o sistema agora está vinculado à arquitetura defensiva da OTAN, protegendo o flanco oriental, aprimorando ainda mais a interoperabilidade da Aliança e a defesa coletiva.
“O desdobramento italiano do SAMP/T na Eslováquia reforça a postura de dissuasão e defesa da OTAN no flanco oriental. Tendo alcançado resultados positivos na Verificação de Prontidão, o nosso sistema está agora a dar o seu contributo para a Defesa Aérea e Mísseis Integrada da NATO. Este esforço operacional oferece uma grande oportunidade para aumentar a integração e interoperabilidade conjunta, compartilhando experiências e trabalhando juntos como uma grande equipe com a Eslováquia e a Aliança”, disse o tenente-coronel Michele Vellucci, comandante do grupo de trabalho SAMP/T.
O SAMP/T é um sistema antimísseis projetado para proteger o campo de batalha e locais sensíveis, como aeroportos e portos marítimos, contra mísseis de cruzeiro, aeronaves tripuladas e não tripuladas e mísseis balísticos táticos. A OTAN compartilha com os países membros a responsabilidade de fornecer uma defesa aérea e antimísseis integrada. Assim, as implantações do SBAMD são acordadas com as nações anfitriãs e posicionadas para maximizar a eficácia dos sistemas.
O SAMP/T é implantado em um papel puramente defensivo para defender populações, forças e território aliados. Esta mobilização é uma medida prudente que sustenta a nossa defesa coletiva.
Fonte OTAN
0 comentários:
Postar um comentário