O 3 e RPIMa recebeu no início da última semana os primeiros exemplares do novo blindado leve multifunção do programa Scorpion, o "Serval", segundo informou o Ministério das Forças Armadas Francês
“ O Serval difere de seu antecessor por suas qualidades de mobilidade tática e estratégica", segundo declarou o Comandante Tristan, responsável pelo programa "Serval" na seção técnica do Exército, durante a conferência de imprensa realizada pelo Ministério das Forças Armadas, na última quinta-feira (30), para enaltecer os méritos desta nova viatura blindada.
Destinado a substituir o Front Armored Vehicle (VAB) que entrou em serviço há mais de 40 anos, o Serval é um dos quatro novos veículos blindados (junto com o Griffon, o Jaguar e o MEPAC) desenvolvidos como parte do programa de armamentos Scorpion conduzido pela Direção Geral de Armamentos (DGA). Este programa é caracterizado pela chegada de veículos blindados modernos conectados entre si, capazes de realizar combates colaborativos graças à troca de dados quase em tempo real entre as viaturas.
Entregue em 2022 ao Centro de Apoio e Preparação ao Combate de Armas Combinadas – 51º Regimento de Infantaria de Mourmelon, que verificou nomeadamente o seu bom funcionamento, o "Serval" chegou esta semana ao 3º Regimento Pára-quedista de Infantaria de Fuzileiros Navais, em Carcassonne . Os botos já têm 12 exemplares e outros 20 chegarão até o final da semana. As demais unidades operacionais receberão em breve. No final do ano, o Exército terá 119 viaturas Serval. No total, o programa Scorpion prevê a entrega de 978 unidades até 2035, e 1060 SERVAL sob o programa de veículos táticos protegidos multifuncionais leves. O veículo estará disponível em diferentes versões (transporte de tropas, posto de comando, especializado, etc...).
O Serval estará disponível em 29 versões. “ Teremos assim um leque extremamente alargado de funções operacionais abrangidas, que vão desde comunicação táctica à guerra anti-drone, ou mesmo da defesa terra-ar às unidades de combate de infantaria”, enfatiza o Comandante Tristan .
Características técnicas do Serval:
Peso: 15 a 17 toneladas
Velocidade máxima: 90km/h
Autonomia: 600 km
Capacidade de embarque: 10 militares
Armamento: pode ser dotado de torre SARC com metralhadora dê 12,7 mm (.50) ou 7,62 mm
Fonte Ministério das Forças Armadas Francês
0 comentários:
Postar um comentário