A Quartzo Defense exibiu em seu stand durante a 13ª edição da LAAD Security & Defense, a viatura blindada leve (VBL) David HX6, atraindo os olhares do público com uma viatura compacta e com características que a colocam como uma potencial solução as necessidades tanto das forças de segurança pública, como também do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.
Com um peso de 3,7 toneladas, nível de blintagem STANAG II, resistente a impactos de projéteis calibre 7,62mm e 5,56mm, além de proteção contra detonação de granadas e explosivos sob a viatura e extremamente ágil, oferecendo um ângulo de rampa e giro que o privilegiam em operações em áreas urbanas, como as vielas e becos encontrados nas comunidades do Rio de Janeiro e outros cenários urbanos, a aposta da Quartzo Defense para o mercado brasileiro de defesa e segurança pública, desponta como ideal para atuar em cenários complexos, como o que encontramos na realidade policial do Rio de Janeiro e em missões de paz no âmbito da ONU.
A viatura apresenta um baixo custo de operação, contando com a confiável mecânica Toyota, a mesma utilizada na pick-up Hillux, com motor 2.8 turbodiesel, que garante economia e potência para o HX6.
Essa é a primeira vez que o "David" HX6 desembarca no Brasil, apesar de estar em operação há mais de 15 anos com a IDF (Forças de Defesa de Israel) atuando em cenários urbanos complexos, como a faixa de Gaza, garantindo proteção as tropas durante patrulhas e ações urbanas. Um cenário crítico, onde as forças israelenses eram cotidianamente atacadas com os mais variados e inusitados tipos de armas e materiais, comprovando seu valor em combate real, enfrentando ameaças de diversos níveis.
Em seu stand, a Quartzo Defense, exibiu alguns vídeos registrados em Gaza, onde viaturas David HX-6 e HX-8 transitam em áreas urbanas hostis, sendo atacadas por palestinos que lançaram pedras, coquetéis-molotov e disparos de fuzis 7,62mm. Um dos vídeos mostra até o veículo sendo atingido por uma “máquina de lavar roupas” jogada do alto de um edifício, contudo, a coluna de viaturas supera os obstáculos e segue sem problemas.
O David HX-6 possui um conceito moderno oferecendo uma célula de sobrevivência comprovada em combate real, afim de garantir a sobrevivência de seus ocupantes mesmo se atingidos até por um RPG ou a detonação de uma mina anticarro, sendo capaz de transportar de quatro a oito militares equipados, o “David” possui seteiras em todas as 4 direções. Contando com porta traseira e uma cabine alta, que por sua vez, permite a realização de embarques e desembarques rápidos, além da possibilidade de cambiar a configuração interna.
Mais de 1.000 viaturas do tipo operam hoje, sendo uma das principais viaturas empregadas por Israel, que já disponibilizou algumas unidades para o governo dos EUA empregar no continente africano.
Uma solução para o EB e CFN ?
A viatura blindada leve (VBL) David HX-6, pode ser dotada de torre armada, a qual pode ser tripulada ou SARC (Sistema de Armas Remotamente Controlado), o que a coloca como uma interessante solução para forcas expedicionárias, não como substituto de meios mais complexos como o LMV Lince no Exército Brasileiro, ou o JLTV do CFN, mas como um meio complementar, que entrega proteção para tropas em cenários urbanos em que temos vias estreitas, ameaça de emboscadas e limitada mobilidade, onde viaturas maiores como o Lince ou JLTV estariam taticamente em desvantagem.
Outro ponto de grande relevância, esta nos custos logísticos de operação desta viatura, a qual possui um conjunto mecânico confiável da Toyota, com motor 2.8 turbodiesel, sistemas de transmissão e suspensão simples e robusto, de fácil acesso a peças de reposição em qualquer lugar do mundo, o que é uma grande vantagem.
Além da mecânica Toyota, há opção de emprego da mecânica Land Rover, a mesma da Defender que mobilia hoje o Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais e diversas unidades do Exército Brasileiro, o que seria uma opção interessante.
No campo do emprego tático, trata-se de uma viatura blindada que por suas características, é facilmente deslocada por meios aéreos ou navais, comporta um Grupo de Combate (GC) equipado e pronto para ação, pode ser equipada com uma torre SARC, o que dá a guarnição maior consciência situacional, poder de resposta e precisão, contando com sensores eletro-ópticos (EO), visão noturna e termal, fundamental para o teatro de operações urbanas em missões de paz e garantia da lei e ordem (GLO).
No último dia 17 de abril, foi anunciado um contrato avaliado em 22 milhões de dólares, para fornecer 150 novas viaturas “David” á IDF, o qual pode ser sucedido por novos lotes.
Em breve publicaremos uma análise sobre as potencialidades de emprego militar desta VBL israelense que a Quartzo Defense traz ao Brasil, sem dúvidas, uma das soluções apresentadas na LAAD 2023 que se mostram uma necessidade urgente, tanto para segurança pública, quanto para nossa defesa.
Por Angelo Nicolaci
0 comentários:
Postar um comentário