A Força Expedicionária Conjunta ou Joint Expeditionary Force (JEF) em inglês, é uma estrutura de defesa multinacional projetada para fornecer segurança ao Extremo Norte, Atlântico Norte e Região do Mar Báltico como resposta aos desafios de segurança global.
O JEF é formado por dez nações do norte da Europa: Reino Unido, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Islândia, Letônia, Lituânia, Holanda, Noruega e Suécia. Cada nação oferece uma contribuição fundamental para a segurança europeia.
As dez nações são mais fortes quando trabalham juntas: demonstrando capacidade em uma variedade de funções, aumentando a capacidade e complementando a OTAN e outros acordos de segurança europeus e globais.
Uma das principais características da JEF é seu foco no treinamento e exercícios conjuntos. Trabalhando juntas, as nações participantes podem melhorar sua interoperabilidade e prontidão.
A JEF já realizou vários exercícios bem-sucedidos, desde o Baltic Protector em 2019 até o mais recente Exercise Joint Viking , no Extremo Norte da Noruega. Este foi um grande exercício de treinamento que permitiu que as nações participantes do JEF reunissem seus recursos, conhecimento e experiência para conduzir operações.
Capaz de operar em diversos ambientes e em diferentes cenários. A JEF é composta por componentes aéreos, terrestres e marítimos, com capacidade para realizar operações e exercícios conjuntos em todos os cinco domínios, bem como missões de assistência humanitária e socorro a desastres.
À medida que o cenário de segurança global continua a evoluir, a JEF continua comprometida em trabalhar em estreita colaboração com seus aliados globais para garantir um futuro seguro e estável. A estrutura é uma prova da força duradoura das parcerias e da importância da cooperação militar internacional na promoção da segurança euro-atlântica.
Fonte Ministério da Defesa Britânico
0 comentários:
Postar um comentário