A israelense Elbit Systems anunciou nesta terça-feira (18) a vitória na disputa pelo contrato para fornecer um sistema de artilharia autopropulsado avaliado em US$ 102 milhões.
Sob o contrato, a Elbit Systems fornecerá o equivalente a um batalhão de sistemas de artilharia autopropulsado ATMOS calibre 155 mm/52.
O sistema de artilharia modular ATMOS é uma solução que entrega um obus sobre rodas, testado em combate, capaz de disparar todos os projéteis de 155 mm certificados pela OTAN que tem um alcance efetivo de mais de 40 km com projéteis padrão e oferece alcance estendido com projéteis assistidos por foguete (RAP).
O ATMOS foi projetado para implantação e operação rápidas, permitindo o fornecimento de suporte de fogo para uma ampla gama de missões.
Yehuda (Udi) Vered, gerente geral da Elbit Systems Land : “As soluções abrangentes de artilharia integrada da Elbit Systems oferecem uma vantagem competitiva valiosa para as forças terrestres de nossos clientes em todo o mundo. Este contrato é um voto de confiança nas soluções avançadas de incêndio indireto que fornecemos.”
Fonte Elbit Systems
Nota do editor: Dado o montante do contrato, podemos afirmar que o cliente em questão seja a Colômbia, a qual em janeiro desistiu da aquisição do francês Caesar oferecido pela Nexter, devido algumas questões contratuais que não atendiam ao previsto pelos colombianos, assim, a escolha recaiu sobre a proposta israelense, divulgado á época no valor de US$ 101 milhões, com prazo de entrega e número de sistemas condizente com a demanda colombiana.
O Atmos também é apontado como forte candidato para vencer a concorrência lançada pelo Exército Brasileiro.
0 comentários:
Postar um comentário