Foi aprovado acordo para venda de seis MH-60R Seahawk para a Noruega. Conforme noticiamos em 1 de abril deste ano, o governo norueguês havia anunciado um investimento bilionário em suas capacidades de defesa, e neste pacote havia sido definida a escolha do MH-60R Seahawk como substituto dos NH-90, o acordo firmado em 14 de março, dependia apenas da aprovação do governo norte americano.
O acordo avaliado em 1 bilhão de dólares, envolve a aquisição de um pacote de seis aeronaves MH-60R SeaHawk, 15 motores T-700-GE-401C, sendo três sobressalentes, seis sonares aéreos de baixa frequência (ALFS), sistemas de contramedidas eletrônicas AN/ALQ-210 (ESM) e uma variedade de componentes e serviços adicionais estão incluídos no pacote. Segundo informações, as novas aeronaves deverão ser entregues a partir de 2025.
O MH-60R Seahawk é considerado um dos melhores helicópteros de guerra antissubmarino (ASW) em operação no mundo, contando com uma moderna suíte aviônica e sensores, sendo operados por vários países membros da OTAN.
Foto Angelo Nicolaci |
No Brasil operamos a variante S70B, denominados SH-16 Seahawk pela Marinha do Brasil, considerados os mais modernos da América Latina, voando pelo 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1 "Guerreiro"), que conta com seis exemplares, além de contar com o mais avançado simulador de voo tatico operacional de Seahawk do mundo, instalado no CIAAN, localizado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA).
Por Angelo Nicolaci
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário