A polonesa Bumar-Labedy, parte da holding de defesa estatal polonesa PGZ, lançou o trabalho de manutenção dos carros de combate (CC) T-64 como resultado de um acordo recentemente concluído entre a PGZ e a ucraniana Ukroboronprom.
Foi acordado entre a Bumar Labedy e a Ukroboronprom a criação em conjunto do centro técnico para reparos do T-64. Os recursos recém-criados são baseados nas instalações de produção da empresa polonesa. Assim, o acordo estipula que os carros de combate T-64 ucranianos serão reparados e restaurados nas fábricas em Gliwice. A escolha da Bumar-Łabędy como parceira deste contrato resulta da sua vasta experiência na manutenção e modernização de blindados de origem soviética da família "T", incluindo o T-72 e o PT-91.
“Nossa empresa está pronta para criar um centro de reparos de equipamentos blindados usados pelo exército ucraniano. Temos mais de 70 anos de experiência na área de produção e reparos. A adaptação e modernização do equipamento blindado fornecerá uma ajuda fundamental na manutenção das capacidades defensivas do exército ucraniano. Graças às atividades regulares de reparo e serviço, os veículos usados recuperarão a prontidão de combate necessária”, disse Edyta Szymańska, presidente do Conselho de Administração da Bumar-Labedy.
O acordo com a Ukroboronprom prevê a cooperação na área de reparos, revisões, montagem, produção e desenvolvimento da cadeia de suprimentos dos T-64, juntamente com outros elementos do processo tecnológico. No longo prazo, o plano é estender a cooperação a manutenção dos T-72 e PT-91, transferidos pela Polônia para o lado ucraniano. Também está sendo considerada a possibilidade de manutenção conjunta com a Ukroboronprom de blindados da família Leopard 2, transferidos para a Ucrânia pela coalizão internacional.
“Somos gratos aos nossos parceiros poloneses por sua ajuda no aumento do volume de veículos blindados para as Forças de Segurança e Defesa da Ucrânia. Para nós, cada um desses acordos internacionais é uma integração nas cadeias de produção dos países membros da OTAN”, disse o diretor-geral da Ukroboronprom, Yuriy Husyev.
A cooperação contínua na manutenção dos T-64 é um dos vários exemplos de acordos no tópico blindado amplamente compreendido e concluído entre os lados polonês e ucraniano. Durante a visita do presidente Volodymyr Zelensky à Polônia, ambas as partes assinaram um acordo de cooperação na produção de munição de 125 mm e uma carta de intenções sobre a venda de veículos blindados sobre rodas KTO Rosomak para os ucranianos.
GBN Defense com agências de notícias
0 comentários:
Postar um comentário