Após meses de debate sobre o tema, foi anunciado nesta quinta-feira (16), que a Polônia irá transferir nos próximos dias, quatro de suas aeronaves MiG-29 de fabricação russa para a Ucrânia. O anuncio foi feito pelo presidente da Polônia, Andrzej Duda, que informou a decisão de enviar ,quatro aeronaves em pleno funcionamento em apoio aos esforços de guerra ucranianos.
Há meses o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, vem solicitando aos seus aliados o envio de aeronaves de combate, em seus apelos a sociedade internacional, Zelenskyy defende que seu país precisa de aeronaves para conseguir derrotar as forças invasoras da Rússia.
O envio de aeronaves de combate para Ucrânia, se tornou um tema sensível na comunidade ocidental, a qual encara como um fator de risco, que pode resultar na escalada do conflito além das fronteiras com a Ucrânia, apesar da clara vantagem que trariam.
A Polônia se torna o primeiro país a se comprometer com envio de aeronaves para o conflito, e sua decisão deve ser seguido pela Eslováquia, que enviaria aeronaves MiG-29 desativadas que encontram-se estocadas para a Ucrânia, porém, ainda não obtivemos informações sobre o estado destas aeronaves e o número de células que seriam disponibilizadas para a Ucrânia. Após a decisão polonesa, se espera que mais países tomem a mesma decisão.
GBN Defense - A informação começa aqui.
0 comentários:
Postar um comentário