No próximo dia 8 de abril, será realizada a cerimônia de incorporação do navio de assalto anfíbio turco, TCG "Anadolu", que será entregue oficialmente ao setor operativo do Comando das Forças Navais da Turquia.
O TCG "Anadolu" foi construído no âmbito do programa estratégico da Turquia, prevendo conceber um moderno Navio Anfíbio de Assalto Multipropósito, incorporando novas capacidades de projeção de força pelo mar e pelo ar.
O TCG "Anadolu" poderá transportar os veículos de combate e apoio necessários para emprego em áreas de crise, capaz de embarcar um batalhão anfíbio, desenvolvendo operações de desembarque com diversos meios e viaturas de desembarque, além de aeronaves de asas-rotativas e VTOL da OTAN, como o Osprey. O navio pode realizar operações aéreas e anfíbias a qualquer hora e sob condições adversas.
O convoo do "Anadolu" foi desenvolvido visando a possibilidade de operar com aeronaves F-35B, contando com uma "Sky-Jump" que possibilitaria a decolagem destas aeronaves em plena capacidade, porém, com os embargos sofridos pela Turquia após adquirir sistemas de defesa aérea russos, o país foi excluído do programa JSF.
O navio irá operar com modernos SARP-C, como os Baykar Bayraktar TB3 e Kizilelma, ambos em fase avançada de desenvolvimento, que entregarão uma ampla capacidade de ISR e ataque.
Dentre as capacidades de emprego em cenário de apoio humanitário e missões de paz, o navio terá instalações hospitalares com capacidade mínima de 30 leitos, incluindo centro cirúrgico, equipamento de raios-x, unidades de tratamento dentário, salas de cuidados intensivos, que garantem a capacidade de operar como Navio Hospital.
O "Anadolu" cumpriu todo cronograma de certificações e testes de mar, obtendo a aceitação pela Marinha da Turquia, e agora esta sendo preparado para cerimonia oficial de entrega ao setor operativo, marcando um importante ganho em projeção do poder naval turco.
Características:
- 231 metros de comprimento e 32 metros de largura (Boca).
- Deslocamento 27.436 toneladas.
- Velocidade máxima 20,5 nós e velocidade de cruzeiro 16 nós.
- Raio de ação 9.000 milhas náuticas em plena carga em velocidade de cruzeiro.
- Doca alagável; 4 LCM (Mechanized Landing Crafts)
- Convés de veículos;
- Capacidade de embarcar 13 MBTs
- 27 veículos blindados de assalto anfíbio-ZAHA
- 6 Veículos Blindados de Transporte de Pessoal-ZPT
- 33 Viaturas médias
- Incluindo 15 reboques
- Capaz de operar com 10 helicópteros ou 50 SARP-C do tipo TB3.
- O navio terá capacidade para 1.223 tripulantes.
- Haverá uma instalação hospitalar completa e 2 salas de cirurgia a bordo.
0 comentários:
Postar um comentário