Uma aeronave Su-27 russa acabou derrubando um drone norte-americano MQ-9 "Reaper" após colidirem no ar, com "Reaper" precipitando sobre o Mar Negro onde afundou após a queda nesta terça-feira (14), segundo foi informado pelo comando militar dos Estados Unidos na Europa. De acordo com o comunicado, o MQ-9 "Reaper" realizava uma missão rotineira em espaço aéreo internacional, quando foi interceptado por dois caças russos, e durante uma manobra muito próxima realizada pelos russos, ocorreu a colisão.
O MQ-9 "Reaper" após o impacto recebido pela aeronave russa, perdeu sustentação, caindo no mar, o que resultou em perda total do drone norte americano. O comando militar dos EUA afirmou que, em várias oportunidades, uma das aeronaves russas "despejou combustível" e voou na frente do drone "de maneira irresponsável e pouco profissional".
Após o incidente, os EUA deixaram bem claro em seu comunicado, que o incidente não terá impacto na presença das aeronaves na região, afirmando que tanto americanos, como seus aliados continuarão operando no espaço aéreo internacional, e alertando aos russos que "se comportem de forma segura e profissional".
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, salientou que as interceptações aéreas russas na área sejam comuns, porém, este incidente envolvendo a perda de um MQ-9 "Reaper", é digna de nota devido a postura pouco profissional demonstrada pelas manobras realizadas fora dos padrões de segurança, desrespeitando as regras de segurança em voo internacionais, as quais se aplicam também a interceptação de aeronaves em espaço aéreo internacional.
GBN Defense - A informação começa aqui
com agências de notícias
0 comentários:
Postar um comentário