Os ministros da defesa do Reino Unido e da Suécia assinaram uma carta de intenções relativa a um novo contrato para entregar 14 obuses autopropulsados Archer ao Exército Britânico.
"O Reino Unido continuará a apoiar fortemente a rápida adesão da Suécia à OTAN", segundo disse o secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, "trabalharemos juntos para garantir que a Ucrânia receba o apoio de que necessita", completou após discussões durante a reunião entre ministros da defesa.
O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, deu as boas-vindas a seu homólogo Pål Jonson durante uma visita ao Ministério da Defesa do Reino Unido hoje (29), que incluiu a assinatura de uma carta de intenções relativa a um novo contrato para entregar 14 obuses autopropulsados Archer de construção sueca ao exército britânico, além de destacar uma potencial colaboração futura entre o Reino Unido e a Suécia.
Durante a reunião, o Secretário de Defesa reafirmou ainda o compromisso do Reino Unido em apoiar a Suécia ao longo de seu processo de adesão à OTAN.
“A Suécia forneceu ajuda militar vital e apoio integral à Ucrânia e aos nossos aliados por meio da Força Expedicionária Conjunta”, disse Ben Wallece. “O Reino Unido continuará a dar todo o nosso apoio à adesão da Suécia à OTAN, fortalecendo o norte da Europa e os Bálticos contra a agressão russa e expandindo os desafios de segurança na região.”
“As relações suecas com o Reino Unido serão fortalecidas com o acordo sobre cooperação em artilharia assinado hoje. A liderança britânica quando se trata de apoiar a Ucrânia é uma inspiração para todos nós e tanto a Suécia quanto o Reino Unido continuarão a apoiar a Ucrânia até que a vitória seja alcançada”, disse o ministro da Defesa sueco, Pål Jonson. “Agradeço ao Reino Unido pela rápida ratificação e pelo apoio ao nosso pedido de adesão à OTAN. O Reino Unido demonstrou apoio político contínuo, mas também presença militar em nossa vizinhança – tanto bilateralmente quanto por meio do JEF – fundamental para nossa segurança durante o período de adesão.”
O relacionamento de defesa do Reino Unido e da Suécia é impulsionado pela adesão ao JEF e ao Northern Group, bem como pelo Acordo de Solidariedade Mútua Reino Unido-Suécia de maio de 2022 , relacionado ao compartilhamento de inteligência e treinamento e operações conjuntas.
Isso foi apoiado por exercícios conjuntos de aeronaves Typhoon da Força Aérea Real e a Força Aérea Sueca, bem como por visitas de navios da Marinha Real, com o HMS Defender e o HMS Portland visitando portos suecos no verão passado, e uma visita do HMS Mersey no início deste mês. Uma nova visita ao porto será realizada pelo HMS Albion este ano.
Esta primavera também verá o Exército unir forças com a Marinha Real e a RAF para o Exercício Aurora. Ao lado de embarcações, comandos e Typhoons da RAF, soldados do 1º Batalhão do Regimento de Mércia treinarão com tropas suecas e finlandesas, operando como parte de um grupo de batalha finlandês na Suécia.
A indústria sueca também forneceu apoio importante em meio ao programa do Reino Unido de fornecer ajuda militar à Ucrânia, com centenas de armas antitanque NLAW – projetadas pela empresa sueca Saab – doadas pelo Reino Unido para reforçar a capacidade da Ucrânia. O Reino Unido também anunciou hoje um contrato de quase £ 5 milhões para reabastecer as munições concedidas à Ucrânia com rifles sem recuo Carl-Gustaf M4 produzidos pela Saab.
A compra da Archer também permite que o Reino Unido apoie a Ucrânia por meio da doação de obuses autopropulsados AS90, substituindo-os até que a Plataforma Móvel de Incêndios de longo prazo seja entregue no final desta década como parte do programa de modernização do Future Soldier.
O Reino Unido está empenhado em fornecer as capacidades de que a Ucrânia necessita, incluindo artilharia, defesa aérea e veículos blindados, e em conduzir mais doações internacionais e garantir uma paz duradoura. O Reino Unido forneceu £ 2,3 bilhões em apoio militar à Ucrânia em 2022 e já se comprometeu a manter esse nível de apoio militar até 2023.
Fonte Governo Britânico
0 comentários:
Postar um comentário