Na última quarta-feira, dia 1 de março, o MiG-21 completou 60 anos em atividade defendendo os interesses indianos, registrando uma marca alcançada por poucas aeronaves, sendo um dos modelos mais antigos ainda em operação no mundo! E deve permanecer ativo por um longo período, pois ainda esta sendo definido o seu substituto na Força Aérea Indiana (IAF).
O MiG-21 nos idos de 1963, representou um grande salto tecnológico para a Índia, se constituindo na primeira aeronave do inventário da IAF capaz de romper a barreira do som.
Ao longo de seus 60 anos voando com o cocar indiano, o Mig-21 foi submetido a diversas atualizações, programas de extensão de vida e modernizações, tendo participado de diversos conflitos ao longo das décadas em atividade, sendo empregado na guerra Indo-Paquistanesa em 1971, na guerra de Kargil em 1999, e participado mais rrecentemente no confronto com paquistaneses em Balakot no ano de 2019.
O peso da idade já é sentido, com vários registros de acidentes envolvendo o tipo, o qual estima-se ainda haver mais de 120 exemplares ainda em atividade, estes na variante "Bison", uma das últimas atualização a que os Mig-21 foram submetidos, sendo uma das maiores frotas ainda em operação no mundo.
Há incerteza sobre o seu futuro substituto, devido aos sucessivos adiamentos e suspensão do programa de obtenção de um novo vetor para IAF, onde já figuraram entre os favoritos a substituto do Mig-21, o Dassault Rafale francês, o sueco Gripen e o norte americano F-16, isso sem falar no Tejas, projeto indiano que vem se arrastando por décadas, e que parece estar próximo a finalmente ser apresentada uma versão final para produção, o qual poderá ser um substituto aos vetustos caças da era Soviética.
GBN Defense - A informação começa aqui
Imagens IAF
0 comentários:
Postar um comentário