A Coréia do Sul registrou outro importante marco no desenvolvimento de seu novo caça, o KF-21 Boramae, desenvolvido KAI localmente, integra diversas inovações projetadas pela indústria sul-coreana, uma aposta que muitos questionaram se vingaria, hoje esta cumprindo mais uma etapa dos testes de certificação, superando as expectativas internacionais, muito a frente de outras aeronaves em desenvolvimento, como o russo Su-57, este uma dúbia aposta.
O KF-21 Boramae se enquadra no que classificam com uma aeronave de 4G++, que apresenta características furtivas, com RCS muito baixo comparado a outras aeronaves não classificadas como de 5ª geração. Seu desenvolvimento esta programado para cumprir duas fases distintas, onde na primeira fase, compreendida entre 2015 a 2026, o desenvolvimento da aeronave se concentra nas capacidades de combate ar-ar, enquanto na segunda fase, serão desenvolvidas as capacidades ar-superfície, completando assim o desenvolvimento do novo caça, que deverá entrar em operação a partir de 2026, com a previsão de se introduzir 120 caças KF-21 Boramae à Força Aérea da Coreia do Sul até 2032.
Nesta terça-feira (28), o "Boramae" realizou uma série de avaliações do sistema de armas em voo, incluindo o lançamento de mísseis ar-ar e do sistema de armas interno, foi a primeira vez que a aeronave efetuou disparos reais com suas armas.
Durante os testes, um míssil Meteor foi disparado a partir da baia de armas sob a fuselagem do KF-21, conseguindo realizar o disparo com segurança. Da mesma forma, os testes de tiro real com mísseis a partir dos pilones das asas também foram realizados com sucesso.
Ainda na ocasião o Canhão Gatling de 20 mm da aeronave efetuou disparo contínuo durante o voo, no qual todos os sistemas avaliados funcionaram perfeitamente e sem causar nenhum dano à aeronave, segundo nota emitida pelo DAPA.
Até o momento, o KF21 conta com quatro protótipos, os quais estão sendo submetidos a rigorosos testes e avaliações, porém, ainda devem se juntar ao programa de certificação da aeronave, mais dois protótipos, os quais devem ser entregues para avaliações até o meado deste ano.
O KF-21 Boramae se destaca como a mais avançada aeronave em desenvolvimento na ásia, apresentando potencial de exportação, com a Indonésia sendo um dos parceiros no desenvolvimento da aeronave.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário