Fontes apontam que a Itália pode adquirir até 250 "tanques" (carros de combate, MBT) Leopard 2A7, um negócio estimado em 8 bilhões de euros. O Leopard 2A7 é o MBT europeu mais avançado em produção.
A ideia seria, segundo outras fontes, seria um "tampão" até que o futuro MBT europeu, o MGCS, já que o programa Ariete 2 vem enfrentando problemas de orçamento, que por sua vez comprometeram o cronograma (qualquer semelhança com outros países de idiomas derivados do latim é mera coincidência...).
O MGCS deverá substituir vários MBT europeus atualmente em serviço, incluindo o Leopard 2 e o Ariete, além dos Leclerc franceses. Assim como outros programas multinacionais, as negociações sobre os requisitos, países participantes e orçamentos seguem com dificuldade, o que tem levado outros possíveis compradores, como a Inglaterra, a buscar soluções alternativas, assim como a Itália e os "tanques tampão"; a Inglaterra acabou por decidir pelo desenvolvimento do Challenger 3, um upgrade do Challenger 2.
GBN Defense - A informação começa aqui!
Quando o Ariete C2 estiver pronto a Itália pode repassar essas unidades do Leopard 2a7 ao Brasil aproveitando a parceria entre os dois países e também desenvolver esse tanque para o Brasil junto ao Centauro 2.
ResponderExcluirGrande problema é o limite de peso de 50 T colocado como requisito para aquisição do nosso MBT, somente MBT orientais tem essa faixa de peso
Excluir