segunda-feira, 6 de março de 2023

EAU pode se tornar o maior operador de T129 "ATAK" após a Turquia


Os Emirados Árabes Unidos (EAU), podem se tornar o novo operador do helicóptero de ataque e reconhecimento tático TAI T129 ATAK, segundo fontes oficiais da indústria turca, os Emirados Árabes Unidos está muito interessado no T129 ATAK.

O helicóptero que já esteve no Brasil em 2019, quando foi demonstrado pela TAI, inclusive com conversações sobre a possibilidade de se estabelecer uma linha de produção no Brasil em parceria com a Embraer, venceu as disputas pelos contratos nas Filipinas e Nigéria, podendo ser também a nova aeronave de asas rotativas dos Emirados Árabes Unidos.

Durante a edição da feira "IDEX-23", realizada em Abu Dhabi, entre os dias 20 e 24, a TAI, teve destaque como convidada especial do Emir de Abu Dhabi Mohammed bin Zayid bin Sultan en-Nehyan, exibindo em seu stand o T129 ATAK, além de outros desenvolvimentos da empresa turca, como o ANKA, AKSUNGUR, HÜRKUŞ e HÜRJET.


Se o negócio for fechado, os EAU se tornarão o maior operador do T129 ATAK depois da Turquia, que opera hoje cerca de 100 exemplares do helicóptero da TAI. No mercado de exportação, as Filipinas já contam com quatro das seis aeronaves entregues, e a Nigéria também deverá contar uma frota pequena, composta por seis aeronaves, com a primeira entrega prevista para este ano. 


O Paquistão chegou a realizar tratativas com a Turquia para adquirir o T129, porém, os dois motores turboshaft LHTEC CTS800-4N fabricados nos EUA, tiveram sua exportação negada, o que impediu a concretização  do negócio com os paquistaneses, que visava a aquisição de 30 exemplares do T129 ATAK.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger