domingo, 12 de fevereiro de 2023

ProAdSumus - Força de Fuzileiros Navais irá incorporar moderno JLTV


A Marinha do Brasil se prepara para receber na segunda quinzena deste mês de fevereiro, o primeiro lote de viaturas “Joint Light Tactical Vehicle” (JLTV), no âmbito do programa "ProAdSumus", no qual serão entregues um total de 12 viaturas do tipo.

O JLTV é uma viatura que alia a robustez, flexibilidade de emprego e a versatilidade de operação nos mais variados e complexos cenários de combate, tendo surgido diante das desafiadoras exigências impostas pelos conflitos do novo século, constituindo-se uma solução arrojada para fazer frente as ameaças dos campos de batalha do século XXI.

A viatura da Oshkosh Defense, apresenta um alto nível de proteção para sua tripulação, sendo capaz de resistir a explosão de IED’s (Dispositivos Explosivos Improvisados), sendo uma ferramenta de grande valor tático, desenvolvido para substituir os icônicos Humvee (HMMWV) nas forças armadas dos EUA, a nova viatura selecionada como a Viatura Blindada Leve Sobre Rodas (VtrBldL SR) 4X4 da Força de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, tem conquistado vários operadores ao redor do mundo.

O JLTV incorpora inúmeras inovações em segurança e capacidade, fruto das lições obtidas durante o início dos anos 2000 na “Guerra ao Terror”, gerando uma viatura pronta para lidar com ameaças de vários níveis.

A Marinha do Brasil, firmou em 5 de outubro de 2020, o contrato de aquisição da Viatura Blindada Leve Sobre Rodas (VtrBldL SR) 4X4, selecionando o “Joint Light Tactical Vehicle” (JLTV), como novo meio operativo da Força de Fuzileiros Navais, aquisição realizada por meio do programa “Foreign Military Sales” (FMS), por meio do qual governos de países estrangeiros e organizações internacionais estabelecem contratos ou acordos, denominados “CASES”, para a obtenção de material, serviços e treinamento de pessoal junto ao governo norte-americano.


O “Joint Light Tatical Vehicle Heavy Gun Carrier” (JLTV HCG), produzido pela norte-americana “OSHKOSH DEFENSE” que serão incorporados no próximo dia 7 de março pela Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), inclui no pacote kits de integração, equipamentos, armas, sistemas e subsistemas e Pacote Logístico integrado (equipamentos de testes e ferramental, sobressalentes, treinamento, manuais técnicos, logística e assistência técnica).

Inicialmente estava previsto para outubro de 2022 a chegada destas viaturas, porém, o cronograma sofreu algumas alterações devido aos impactos da pandemia do Covid-19 na cadeia produtiva mundial, e os quatro primeiros exemplares irão desembarcar na segunda quinzena deste mês, e a cerimônia oficial de incorporação das quatro VtrBldL SR 4x4, programada inicialmente para o dia 7 de março. O segundo lote tem previsão de entrega no último trimestre de 2023, e o último lote será entregue no início de 2024.


O Armamento da VtrBldL SR 4×4

A nova Viatura Blindada Leve Sobre Rodas (VtrBldL SR) 4×4, irá contar com uma estação de armamento Objective Gunner Protection Kit 1.0 (OGPK 1.0), a qual será tripulada e poderá utilizar os seguintes armamentos de acordo com o perfil da missão: metralhadora M2A1 Machine Guns (.50), lançador de granadas automático MK19 Mod 3 CMG, e a metralhadora M240 (modelo de infantaria) 7,62mm.


A torre OGPK 1.0, oferece poder de fogo e proteção ao seu artilheiro, apesar de representar maior peso e espaço que um Sistema de Armas Remotamente Controlado (SARC), opção que pode ser futuramente integrada as viaturas, caso haja interesse pela Força de Fuzileiros Navais.

Nas viaturas operadas pelos norte-americanos, existem muitos exemplares dotados com estações de armas remotamente controladas, as quais ampliam as capacidades de emprego da viatura para desempenhar um maior leque de missões.


O “SARC” além de entregar maior proteção, ocupar menor espaço no “casco” da viatura, ainda possibilita maior precisão ao armamento e a capacidade de operações noturnas mais seguras com emprego de sistema de visão noturna e também imagem por IR.

Esta lacuna inicial, pode ser sanada com a integração de um sistema nacional de capacidade comprovada, oferecendo maior nível de proteção e precisão ao sistema de armas embarcado na VtrBldL.


O sistema SARC “Remax” desenvolvido e produzido pela brasileira ARES, é uma interessante opção para ampliar as capacidades da nova viatura dos Fuzileiros Navais, sendo uma solução já testada e integrada ao VBTP “Guarani” do Exército Brasileiro, também prevista para ser integrada no VBMT-LR 4×4 (Lince).

O “SARC-Remax” inclusive já chegou a ser cogitado para equipar as viaturas Mowag “Piranha III-C” operadas pela Força de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, tendo sido avaliado e intensamente testado na viatura, porém, o mesmo não foi incorporado àquela época, devido as questões que envolviam a garantia oferecida pelo fabricante da viatura, a qual seria perdida caso houvesse a integração do sistema brasileiro nos “Piranhas”.



Ganho exponencial em capacidade 

A introdução da VtrBldL SR 4×4, representa um importante ganho as capacidades expedicionárias e de pronto emprego da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), conferindo a mesma maior mobilidade e proteção para atuar frente as adversidades no campo de batalhas moderno, seja contra uma ameaça a nossa soberania, quer seja em missões de manutenção da paz no âmbito da ONU, onde nos qualificamos no nível 3 do Sistema de Prontidão da ONU.

O “JLTV” vem a ocupar uma lacuna que existia em nossas capacidades, constituindo-se uma viatura no “Estado da Arte”, coloca o Brasil novamente ocupando uma posição de destaque dentro da ONU, sendo capaz de atender as demandas que a mesma venha nos apresentar, atendendo aos requisitos operativos para envio de força de paz em cenários como o encontrado na República Centro Africana, onde não atuamos devido a ausência de um meio com tais características em nosso inventário.


Características do JLTV



  • Motorização: GM Duramax V8
  • Transmissão: Allison automática; caixa de transferência Oshkosh
  • Suspensão: Sistema independente Oshkosh TAK-4i
  • Alcance Operacional: 482,80 km
  • Velocidade: 110 km/h


Por Angelo Nicolaci


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