O governo norueguês decidiu adquirir 54 carros de combate (MBT) do tipo Leopard 2A7 da alemã KMW, com opção de compra de 18 unidades adicionais. A decisão encerra a disputa entre o MBT alemão e o K2NO Black Panther oferecido pela Hyundai da Coréia do Sul.
O cronograma apresenta que os primeiros blindados serão entregues em 2026. Isso representa um claro fortalecimento da capacidade de defesa norueguesa e da preparação nacional. Os noruegueses atualmente operam carros de combate Leopard 2A4, adquiridos em 2001 e que já estão prontos para substituição.
“Novos carros de combate são de grande importância para as Forças Armadas, fortalecendo significativamente o Exército. Na situação de segurança atual, a cooperação europeia em defesa está se tornando cada vez mais importante. Ao adquirir os Leopard alemães, garantimos que a Noruega tenha o mesmo tipo de carros de combate que nossos vizinhos nórdicos e aliados próximos. Também estamos estreitando os laços na política de segurança com a Alemanha”, disse o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre.
“Garantir a segurança de todos por meio da preparação nacional é uma das tarefas mais importantes que temos como líderes políticos. O governo prioriza a defesa e a preparação. Adquirir os novos tanques da Noruega é uma parte importante dessa preparação. Este investimento aumenta nosso poder de combate em terra, fortalecerá significativamente o Exército Norueguês, ao mesmo tempo em que oferece grandes oportunidades para a indústria de defesa norueguesa e força de trabalho por meio da cooperação industrial”, disse o Ministro das Finanças norueguês Trygve Slagsvold Vedum.
Leopard e Black Panther foram avaliados, e a escolha foi pelo alemão |
O exército comparou os dois candidatos, Leopard 2A7 oferecido pela KMW e o K2NO Black Panther oferecido pela Hyundai Rotem da Coréia do Sul, e os testes confirmam que ambos são veículos excelentes e modernos que atendem a todos os requisitos para uma capacidade moderna de combate. Outros fatores considerados e que influenciam a avaliação incluem oportunidades de cooperação industrial, cooperação operacional, logística e suporte ao ciclo de vida. Com base em uma avaliação geral de todos os fatores e condições relevantes, o governo concluiu que a alternativa alemã com o Leopard 2A7 é a melhor para a Noruega.
“Os carros de combate são o principal sistema de combate do Exército na Noruega e para nossos aliados mais importantes. Os MBTs também são fundamentais no cumprimento de nossas obrigações para com a OTAN. Ao atualizar nossa defesa com equipamentos modernos, tornamos a OTAN mais forte, o que é fundamental na atual situação de segurança. Temos pessoal altamente qualificado e motivado operando nossos MBTs atuais e estamos felizes em anunciar que agora optamos por comprar uma nova versão moderna”, disse o ministro da Defesa norueguês, Bjørn Arild Gram.
“A Alemanha está entre nossos principais parceiros no campo da política de defesa e segurança. A aquisição e a cooperação industrial nos MBTs com a Alemanha se baseiam e reforçam um material estratégico já estabelecido e a cooperação industrial”, acrescentou.
A Noruega comprará inicialmente 54 MBTs, com opção de adquirir mais 18 unidades. Os MBTs serão implementados gradualmente de 2026 a 2031. A aquisição está dentro do limite de custo de 1,8 bilhões de euros estabelecido pelo parlamento norueguês.
“Também estamos olhando para mais investimentos em outras capacidades para a força terrestre, como tiro de precisão de longo alcance. Na primavera de 2023, o Chefe da Defesa apresentará seu conselho sobre o futuro desenvolvimento de nosso Exército como parte de seu Conselho Militar sobre o futuro desenvolvimento das Forças Armadas”, sublinhou o ministro da Defesa norueguês.
0 comentários:
Postar um comentário