Foi anunciado na última sexta-feira (3), que Berlim autorizou a indústria de defesa alemã a enviar carros de combate Leopard 1 para Ucrânia, os quais existem as centenas estocados há mais de 20 anos.
O porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit, confirmou nesta sexta-feira (03) que a autorização para a exportação dos modelos antigos foi concedida, mas não forneceu maiores detalhes sobre como seria realizado o envio e os custos envolvidos nesse processo.
As alemãs Rheinmetall e a FFG, possuem grandes estoques de carros de combate Leopard 1 em diversas variantes, os quais teriam de ser submetido a um trabalho complexo de revisão e preparo para o envio aos ucranianos.
Só a Rheinmetall teria nada menos que 88 unidades do Leopard 1 estocados, todos oriundos do Bundeswehr, e ainda há informações de que a empresa estaria adquirindo mais carros de combate do tipo oriundos de outros países que possuem unidades do Leopard 1 estocados. A FFG também conta com um estoque que supera as 100 unidades, a maior parte oriunda do exterior, adquiridos dos estoques de países que deixaram de operar o Leopard 1, possuindo uma variedade de variantes do blindado.
Apesar de possuir grandes estoques, a indústria alemã não possui capacidade de pronta entrega, devido ao longo período em que estes carros de combate se encontram estocados e a grande diversidade de variantes, demandam alguns meses para que possam entregar tais viaturas em condições de combate.
O processo para recolocar tais viaturas em condições de combate, não envolve somente receber uma nova pintura, ou uma simples revisão no conjunto motriz, mas teriam de ser completamente desmontados e reconstruídos, onde todos os sistemas seriam revisados e testados, para só então enviá-los para Ucrânia.
A logística Ucraniana
Um dos grandes desafios enfrentados pelo exército ucraniano, não esta diretamente ligado aos invasores russos, e sim a sua capacidade logística de gerir, operar e manutenir um vasto leque de meios distintos, os quais demandam ferramentais diferentes, cadeia de suprimentos e doutrina de emprego que difere de sistema para sistema, com certeza esse é um dos maiores desafios e fatores que podem limitar as capacidades de emprego e manobra das forças ucranianas. A respeito deste ponto, em breve publicaremos uma análise mais detalhada sobre o cenário complexo da logística ucraniana.
Por Angelo Nicolaci
0 comentários:
Postar um comentário