A Operação "Jeanne d'Arc 2023" terá início em 8 de fevereiro, com a comissão da Marine Nationale francesa tendo a duração de cinco meses. O capitão Emmanuel Mocard, comandante da "Jeanne d'Arc" , deu mais detalhes sobre esta comissão durante a coletiva de imprensa semanal do Ministério das Forças Armadas Francês.
Cerca de 800 marinheiros e soldados, incluindo cerca de 160 oficiais-alunos da Escola Naval, embarcarão para cumprir a "Jeanne d'Arc 2023". Eles embarcarão no PHA "Dixmude" e na fragata "La Fayette". Segundo o programa: o GT dará uma volta ao mundo completa com duração de cinco meses, algo que não é realizado desde 2001, quando o ex-porta-helicópteros "Jeanne d'Arc" realizou a comissão, inclusive o editor do GBN Defense, Angelo Nicolaci, teve a oportunidade de visitar o "Jeanne d'Arc em sua passagem pelo Rio de Janeiro.
“É uma longa comissão, e navegaremos em áreas de interesse estratégico com grandes questões marítimas, econômicas, de segurança e ambientais. Oferecemos uma estrutura de treinamento concreta, realista e de alta qualidade para os futuros oficiais da Marinha Francesa”, segundo o comandante.
Treinamento, operação e cooperação
A missão Jeanne d'Arc atende a vários objetivos. Para além da formação destinada a completar o percurso academico dos alunos-oficiais da Escola Naval, esta missão contribui também para garantir a soberania francesa sobre os seus territórios ultramarinos. “Passaremos por Fort-de-France, Papeete ou mesmo Nouméa e teremos a possibilidade de trabalhar com forças pré-posicionadas na área”, explica o comandante.
Muitos exercícios com nações parceiras também pontuarão esta comissão, como La Pérouse, sem contar a participação do "Jeanne" em missões planejadas, como a operação européia Atalanta de combate à pirataria marítima no Oceano Índico." Durante cinco meses, vamos realizar todas as funções estratégicas como também de proteção, prevenção e até intervenção dependendo da situação”, indica o capitão Emmanuel Mocard.
Destaque desta Joana D'Arc 2023: o exercício Croix du Sud, no Oceano Pacífico, centrado na assistência às populações após um evento climático. Mais de 15 nações parceiras participarão.
0 comentários:
Postar um comentário