quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

EUA resgata destroços de balão chinês abatido por F-22


Nos últimos dias, ganharam as manchetes mundiais, a intrusão de um balão "meteorológico" (segundo alega China) chinês no espaço aéreo dos EUA. O mesmo teria cruzado boa parte do território dos EUA e sobrevoado instalações sensíveis das forças armadas norte americanas, levando a decisão tomada por Washington de abater o balão chinês.

Segundo o governo chinês, tratava-se de um balão "meteorológico" que teria perdido a rota e invadido equivocadamente os EUA, condenando a resposta norte america que abateu seu equipamento.

Porém, após o ocorrido, os chineses se recusaram a atender as chamadas do Pentágono que através de linha segura buscava justificativas por parte dos chineses.

O episódio marcou o primeiro abate realizado por uma aeronave F-22 Raptor, levando a questionamentos sobre o porque de se empregar tal meio para o simples abate de um balão "meteorológico", mas a explicação é bem simples, o perfil necessário para realizar tal missão, só era atendido pelo F-22, capaz de atingir a altitude necessária para o efetivo disparo do míssil AIM-9X que abateu o balão, lembrando que o mesmo orbita em grande altitude, o que limita os meios capazes de realizar a missão.

Uma equipe especializada da US Navy recuperou os destroços do suposto balão meteorológico, os quais serão submetidos a análises que determinarão se tratar ou não de um artefato meteorológico ou de inteligência.


Redação GBN Defense 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger