Após quase 50 anos do seu primeiro voo, foi anunciado o primeiro voo bem-sucedido da mais nova variante do lendário e longevo caça F-16. O primeiro F-16 Block 70, decolou das instalações da Lockheed Martin em Greenville, Carolina do Sul, às 9:17h da manhã da última terça-feira (24).
Há quase 50 anos atrás, poucos acreditariam que aquela aeronave que alçou voo oficialmente pela primeira vez em 2 de fevereiro de 1974, ainda estaria em plena produção meio século após seus primeiros esboços. O bem sucedido design da General Dynamics criou uma verdadeira lenda, um mítico caça que se renova constantemente, e apesar de cinco décadas já completas de seus primeiros desenhos, ainda se mostra uma plataforma moderna e letal em pleno século XXI, escrevendo uma história de sucesso na aviação militar.
A produção do F-16 seguiu nas mãos de sua criadora General Dynamics até 1993, quando foi transferida para a Lockheed Corporation, a qual passou a ser denominada Lockheed Martin em 1995. Ao longo de sua história, foram entregues nada menos que cerca de 5.000 unidades para 27 nações diferentes, e este número continua aumentando e ganhando novos operadores, mesmo diante da ascensão de aeronaves de 5ª Geração, como o F-35.
Este primeiro voo do Block 70 teve duração de aproximadamente 50 minutos e incluiu verificações de aeronavegabilidade, como verificações de motor, controle de voo e sistema de combustível, bem como manuseio básico da aeronave de última geração.
Este exemplar é o primeiro dos 16 caças F-16 Block 70/72 que serão entregues ao Bahrein, que se junta a outras cinco nações que definiram o F-16 Block 70/72 como seu novo vetor, somando um número de surpreendentes 140 aeronaves encomendadas, já incluindo nesse número a encomenda feita pela Jordânia que assinou o acordo de aquisição no último dia 19 de janeiro, elevando o número inicial de 8 para 12 aeronaves com opção para mais quatro.
A Bulgária também assinou a carta de intenção de compra para mais oito aeronaves ano passado adicionais aos 8 inicialmente encomendados, o que elevará as encomendas para 148 aeronaves Block 70/72. Isso sem mencionar as pretensões turcas de obter licença para produzir localmente o Block 70/72.
Estes números por si, já demonstram que após mais de 50 anos desde que foi iniciado seu desenvolvimento, ainda veremos por muitas décadas o "Falcão" norte americano patrulhando os céus em diversas partes do mundo, se mantendo em produção por mais tempo que seus concorrentes da década de 70.
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