O ministro da defesa francês e seu homólogo ucraniano acordaram sobre a entrega dos blindados leves de combate AMX 10-RC de fabricação francesa que deve ocorrer “dentro de dois meses”. O princípio dessa entrega havia sido decidido pelos presidentes Macron e Zelensky em 4 de janeiro.
Na quinta-feira, 12 de janeiro, durante uma conversa telefônica, o ministro francês Sébastien Lecornu, e seu homólogo ucraniano, Oleksii Reznikov, definiram o cronograma para a entrega dos blindados leves de combate AMX 10-RC. As forças ucranianas receberão esses veículos blindados de fabricação francesa “dentro de dois meses”. Os dois ministros também atuaram na organização rápida de treinamento para os soldados ucranianos que irão operar esses blindados.
O AMX 10-RC é empregado para reconhecimento, bem como para apoio de fogo durante o combate, essa viatura está em serviço desde 1981. Atuou com a França durante a primeira Guerra do Golfo, no Afeganistão e no Sahel. Este veículo blindado possui um canhão de 105 mm com alcance de 2.000 metros, com capacidade de carga para 38 projéteis. Além disso, conta com uma metralhadora 7,62 mm.
França reitera seu apoio à Ucrânia
Essa conversa telefônica também permitiu ao ministro francês reafirmar o apoio da França à Ucrânia diante da agressão russa. Assim, ele reiterou sua condenação das campanhas de bombardeio russas contra a infraestrutura civil ucraniana. Por sua vez, Oleksii Reznikov elogiou a qualidade dos sistemas de defesa aérea Crotale recentemente entregues pela França e usados para proteger Kyiv durante os recentes bombardeios russos.
A troca foi concluída com um relatório de progresso sobre o uso do fundo especial de 200 milhões de euros criado pela França para permitir que a Ucrânia se abasteça com equipamentos de defesa.
0 comentários:
Postar um comentário