A TAI iniciou as entregas dos helicópteros T70 em dezembro de 2022, sendo esta aeronave T70 entregue a Força Aérea Turca, o primeiro helicóptero novo em seu inventário após muitos anos.
A Força Aérea Turca emprega helicópteros AS-532 Cougar e UH-1. A entrega do novo helicóptero T70, representa um importante salto na capacidade de suas asas rotativas.
Os novos T70 turcos
Desde dezembro de 2022, foram entregues cinco exemplares do T70 até o momento, sendo um helicóptero ao Comando da Força Terrestre, um a Direção-Geral de Florestas, um ao Comando-Geral da Gendarmaria, um ao Comando da Força Aérea e ao Comando das Forças Especiais. Segundo o cronograma, até 2024 devem ser entregues 38 aeronaves produzidas pela TAI.
O Programa visando a produção local do Helicóptero Utilitário T70, teve como ponto de partida, a parceria firmada com a norte americana Sikorsky, com a qual foi assinado um contrato para produção sob licença de uma variante desenvolvida a partir do helicóptero S70i, com a participação da Turkish Aerospace Industries (TAI) e subcontratados da Sikorsky, ASELSAN, TEI, Alp Aviation.
Porém, apesar dos planos de produzir 109 aeronaves T70, a autorização concedida para produção sob licença está próxima de expirar, o que deve ocorrer em 2024, sendo assim, a TAI só teria prazo para produzir 38 exemplares dentro do período acordado, devido aos desafios e atrasos durante o desenvolvimento da variante turca, o que na prática significa um defcite de 71 aeronaves para atingir o número previsto. Sendo assim, as autoridades turcas já iniciaram as tratativas, iniciando o processo de solicitação de extensão da licença para T70, a qual passará pela aprovação do Congresso dos EUA. Se o Congresso dos EUA aprovar, o número de helicópteros a serem produzidos chegará ao total de 109 aeronaves.
Projeto TAI T70
No âmbito do projeto, a TAI e a responsável pela produção, processos de montagem final, testes e suporte logístico integrado de todas as partes principais do T-70, como cabine, cockpit, cone de cauda, seção horizontal e vertical, pás do rotor principal e de cauda, a ASELSAN, ficou com o desenvolvimento e integração de aviônicos básicos e desenvolvimento do cockpit do helicóptero (IMAS) junto com a Sikorsky, enquanto a TEI ficou com a produção do motor T700 e a Alp Aviation produz e monta o trem de pouso, peças da caixa de transmissão e peças dinâmicas.
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