sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Russos querem o "Liaoning"


Um representante russo da Duma, propôs comprar de volta da China o ex-navio aeródromo (NAe) soviético vendido pela Ucrânia, e batizá-lo com o nome de Vladimir Zhirinovsky, homenagem ao fundador do Partido Liberal Democrático, que faleceu no ano passado.

Sergey Karginov, o primeiro vice-presidente do Comitê da Duma Estatal da Assembleia Federal da Federação Russa para o Desenvolvimento do Extremo Oriente e do Ártico, fez o apelo ao Diretor do Departamento de Cooperação da Ásia e do Pacífico do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Alexei Ovchinnikov.

Lançado em novembro de 1988, o casco inacabado do navio-aeródromo da classe Kuznetsov, batizado pelos soviéticos como Varyag, foi entregue para Ucrânia com a dissolução da União Soviética em 1992.


Em 1998, foi comprado pela China, através de intermediários civis, alegando que iriam convertê-lo em cassino flutuante. Porém, após chegar na China, o navio passou por um grande processo de revitalização e teve finalizada sua construção, resultando no primeiro navio-aeródromo chinês, renomeado inicialmente como "Shi Lan" e depois adotando o nome que ostenta até hoje, "Liaoning", o qual foi comissionado em 2012.

O Partido Liberal Democrático da Rússia (LDPR), que anteriormente sugeriu que a companhia aérea russa Aeroflot batizasse um de seus aviões com o nome de Zhirinovsky, agora está fazendo campanha para trazer de volta o NAe.

“Após o colapso do país, a Ucrânia preferiu vendê-lo a preço de sucata. Dada a situação atual, proponho comprar o navio da China, dar-lhe o nome do fundador do Partido Liberal Democrático, Vladimir Zhirinovsky, e torná-lo o capitania da Frota do Mar Negro”, disse Karginov.


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger