Entre os dias 16 e 20 de janeiro, a Marinha indiana e a Marine Nationale francesa realizaram um exercício conjunto ao largo de Goa, como parte do VARUNA 23. Esta nova edição do exercício anual franco-indiano reforçou a interoperabilidade das forças navais indianas e francesas. Estas duas nações mantêm uma cooperação regular no Indo-Pacífico, assinalado este ano pelo 25º aniversário da sua parceria estratégica.
No mar, várias fragatas indianas e francesas evoluíram ao lado do porta-aviões "Charles De Gaulle", durante complexos exercícios em todas as áreas de combate. Os oficiais de ligação integrados nos postos de comando têm permitido agilizar a coordenação dos meios mobilizados e a partilha da avaliação da situação. As fragatas indianas e francesas implantaram seus sistemas de armas para lidar simultaneamente com ameaças fictícias de superfície.
No ar, os caças Mig-29 da Marinha Indiana, aeronaves de patrulha marítima P-8 e Dornier participaram de manobras avançadas de combate aéreo ao lado dos caças navais Rafale e da aeronave de observação aérea avançada E2C-Hawkeye que compõe o grupo aéreo do "Charles de Gaulle". Os Mig-29 também realizaram aproximações de pouso no "Charles De Gaulle".
O VARUNA 23 contribuiu assim para preparar as tripulações indiana e francesa para todos os desafios comuns de segurança que podem enfrentar no Oceano Índico. Os navios mobilizaram suas capacidades de guerra de superfície, guerra antissubmarina e guerra antiaérea. Treinamento de reabastecimento no mar, exercícios de inspeção e pouso cruzado de helicópteros também pontuaram esses cenários operacionais realistas.
As marinhas indiana e francesa estão confirmando sua capacidade de garantir a segurança do espaço aéreo e marítimo no Oceano Índico. Eles ilustram de forma concreta o dinamismo da parceria estratégica entre estes dois países, ansiosos por garantir que o Indo-Pacífico permaneça um espaço livre, estável, aberto e próspero.
0 comentários:
Postar um comentário