O anúncio abre novamente a disputa para substituir os caças KFir da Força Aérea Colombiana, lembrando que inicialmente, o sueco Gripen chegou a despontar como favorito, porém, assim como ocorre neste momento com a proposta francesa, não se chegou a um acordo.
Um dos fatores que levaram ao impasse nas negociações, talvez o mais importante, trata-se do limitado orçamento de 678 milhões de dólares, e a mudança imposta por esta limitação aos termos do acordo negociado, o qual previa originalmente a aquisição de 16 aeronaves, passou ser limitado inicialmente a um número entre três e cinco aeronaves, com segundo lote previsto apenas para daqui há 10 anos!
Diante de um número tão limitado de células no contrato inicial, a Dassault preferiu rever os custos de sua proposta, o que coloca a disputa novamente em aberto.
A francesa Dassault e a sueca SAAB, não aceitaram a proposta colombiana, com ambas declarando interesse em fornecer não menos que 16 aeronaves. Tal cenário acaba por trazer de volta á disputa o norte americano F-16, o qual pode acabar saindo vencedor.
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