Após quatro anos de espera, a França recebeu no dia 10 de janeiro um novo caça Rafale F3R, parte do quarto lote adquirido pela França em 2009, o qual envolve um total de 60 exemplares do Rafale, sendo prevista a entrega de mais 27 aeronaves aos franceses até 2024.
A França volta a receber novas aeronaves Rafale após enfrentar uma breve crise orçamentária, o que resultou no atraso nas entregas previstas pelo o quarto lote de aeronaves. Com isso, nos últimos anos, a Dassault dedicou sua linha de produção à exportação, visando atender aos pedidos da Grécia, Indonésia e Emirados Árabes Unidos, os quais optaram por operar o caça francês.
Segundo informações divulgadas no final de setembro do ano passado, o orçamento de defesa francês para 2023, incluí planos para aquisição de um total de 42 novos Rafale, sendo desse número, 30 exemplares previstos pelo quinto lote e outras 12 aeronaves adicionais, afim repôr os exemplares que foram destinados á Grécia.
Outro novo cliente do caça francês é a Croácia, que firmou em 2021 um contrato no valor estimado de 1,1 bilhões de dólares, visando substituir seus velhos caças Mig-21 da era soviética. Segundo o cronograma estipulado, os croatas devem receber seis Rafale em 2024, e outros seis em 2025.
O Rafale "F-3R"
O Rafale está equipado com dois motores Snecma M88 construídos pela Safran e um radar RBE2 AA (AESA) construído pela Thales. O padrão "F3R" foi declarado totalmente operacional em 2021, o qual possui integrado o míssil Meteor da MBDA com capacidade BVR, bem como o pod designador de laser Talios da Thales para uso em ataques ao solo.
Em abril de 2021, o departamento responsável pelas aquisições de defesa na França, o DGA, iniciou os testes de voo da variante “F4” do Rafale, previsto para ser concluído até 2025. A nova variante do caça francês irá incorporar diversas inovações, incluindo o novo radar Thales ASEA e o pod de mira Talios, bem como uma nova suíte aviônica incorporando um novo sistema de guerra eletrônica e de comunicações.
Entre o novos recursos incorporados pelo Rafale F4, estão incluídos o Thales Scorpion Helmet Mounted Display, o míssil ar-ar MICA NG da MBDA e a nova variante do AASM (armement air-sol modaire) “Hammer” da Safran.
Rumo ao FCAS
Espera-se que o Rafale F4 seja a versão final do caça francês, o qual servirá como ponte na futura transição para o FCAS (Future Combat Air System), o futuro caça multinacional europeu, no qual a França é um dos desenvolvedores, ao lado da Alemanha e Espanha.
O FCAS esta previsto para ser lançado em 2040, incorporando uma série de recursos de última geração, o que inclui novos motores, sistema de armas, sensores avançados e tecnologia furtiva, além da capacidade de operar em conjunto com drones. A nova aposta européia prevê um caça de última geração que substituirá a frota existente de aeronaves Rafale e Eurofighter Typhoon dos três países.
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