quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Criatividade Polonesa: Como transferir caças á Ucrânia sem violar as regras da OTAN?


Como sabemos, todas normas e regulamentos  tem suas brechas, e não seria diferente no âmbito de grandes organizações internacionais como a OTAN, e neste âmbito, resolvemos comentar um caso recente envolvendo o auxílio polonês aos ucranianos diante da invasão russa a Ucrânia.

A Polônia enviou aeronaves Mig-29 de seu arsenal para força aérea ucraniana, isso não seria nada demais, não fosse o fato de como foi realizada essa transferência.

Antes é preciso aqui esclarecer que em meados de 2022, ainda prosseguiam as discussões entre os países signatários da OTAN sobre o envio de ajuda militar aos ucranianos sem resultar numa resposta russa contra a organização, o que levaria a um conflito de grandes proporções e segundo analistas, até podendo resultar num conflito global e diante da ameaça nuclear.

Diante deste cenário, muitos se opuseram ao envio de determinados meios e sistemas de armas, dentre estes, estavam sob a névoa da indecisão o envio de aeronaves de combate a Ucrânia.

Assim, os poloneses estudaram a situação e encontraram um meio de enviar suas aeronaves Mig-29 aos ucranianos sem que isso violasse as convenções da OTAN sobre o assunto, e que também evitaria uma resposta bruta de Moscou.

As convenções internacionais não restringiram o envio de componentes de reposição para os sistemas de defesa ucranianos, logo, seria possível fornecer "componentes" para reposição e reparação das aeronaves ucranianas. 

Porém, o que de fato ocorreu, e a vida as vezes copia a arte e vice-versa, foi bem semelhante ao que mostra uma cena do filme "O senhor das armas", onde o personagem interpretado pelo ator Nicolas Cage, é pego por uma inspeção em alto-mar, onde esta transportando helicópteros Mi-35 e seu armamento. Quando questionado, ele alega que as aeronaves seriam destinadas a ajuda humanitária e os armamentos seriam para outro cliente. 

A Polônia desmontou parcialmente seus caças e os enviou como sendo peças de reposição para a Força Aérea Ucraniana, assim contornando as restrições para o envio das aeronaves a Ucrânia.


E exatamente foi assim que a Ucrânia conseguiu obter novas aeronaves para repor suas perdas durante o conflito com a Rússia, sem que a Polônia violasse qualquer acordo no nível OTAN, a qual continua a discussão sobre o envio de aeronaves a Ucrânia.


GBN Defense 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger