A Coreia do Norte denunciou neste sábado (28) o anúncio dos Estados Unidos de enviar tanques M1A2 Abrams para a Ucrânia, alegando que Washington está "ultrapassando a linha vermelha" para conquistar a hegemonia por meio de uma guerra por procuração, informou a mídia estatal KCNA.
A poderosa irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un, Kim Yo Jong, fez as declarações em um comunicado divulgado pela KCNA, dizendo que a Coreia do Norte "ficará na mesma trincheira" que a Rússia contra os Estados Unidos.
Os Estados Unidos disseram nesta semana que forneceriam à Ucrânia 31 M1A2 Abrams, seu mais avançado carro de combate, depois que a Alemanha fez um anúncio semelhante. Isso acabou com um tabu no apoio ocidental à batalha da Ucrânia contra a invasão da Rússia, prometendo armas que têm um propósito principalmente ofensivo.
"Expresso séria preocupação com a escalada da situação na guerra pelos EUA, fornecendo à Ucrânia equipamento militar para ofensiva terrestre", disse Kim Yo Jong no comunicado.
Os Estados Unidos e os países ocidentais "não têm direito nem justificativa para caluniar o exercício do direito de autodefesa dos Estados soberanos".
A Coreia do Norte, com armas nucleares, lançou um número sem precedentes de mísseis no ano passado, incluindo mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) capazes de atingir o continente americano. Autoridades dos EUA e da Coreia do Sul também alertaram que o Norte pode estar se preparando para o primeiro teste de um dispositivo nuclear desde 2017.
Fonte Reuters
0 comentários:
Postar um comentário