O Challenger II é o principal "Carro de Combate" (MBT) do Reino Unido, projetado para combater a ameaça representada pelos MBTs, substituiu o Challenger, e o peso pesado britânico atuou com sucesso em vários conflitos onde foi empregado.
Originalmente introduzido no Exército Britânico em 1994 para substituir o Challenger como o principal Carro de Combate (CC) do país , o Challenger II viajou o mundo em operações com o Exército Britânico, incluindo a Europa Oriental e o Iraque.
Agora, o Reino Unido envia o Challenger II à Ucrânia, no âmbito da ajuda internacional para as forças ucranianas, que lutam contra a invasão russa.
O Challenger II possui formidável poder de combate, fazendo frente as principais ameaças no campo de batalha moderno, com certeza um temível adversário, o qual pode representar um importante peso na balança em favor dos ucranianos.
Eles desempenharam um papel vital na Presença Avançada Aprimorada (EFP) da OTAN nos Estados Bálticos, onde um esquadrão de Challenger II foi implantado na Estônia. Esta implantação visa aumentar a segurança euro-atlântica, tranquilizar os aliados e dissuadir os potenciais adversários.
Características do Challenger II
- Peso: 62,5 toneladas, com um peso total pronto para combate de 75,0 toneladas com módulos de blindagem adicional.
- Tripulação: 4 (comandante, artilheiro, carregador/operador, motorista)
- Armamento principal: Canhão raiado L30A1 de 120 mm com 47 cartuchos.
- Armamento Secundário: Metralhadora coaxial 7,62 mm L94A1 chain gun EX-34 (chain gun), 7,62 mm L37A2 Operador/Metralhadora da escotilha do carregador
- Motor: Perkins CV12–6A V12 diesel 26,1 litros, 1.200 bhp (890 kW)
- Suspensão hidropneumática
- Capacidade de combustível: 1.592 litros
- Alcance operacional: 550 km na estrada, 250 km fora da estrada.
- Velocidade máxima: 59 km/h na estrada, 40 km/h fora da estrada.
0 comentários:
Postar um comentário