O governo ucraniano afirma que o incremento de suas capacidades com envio de equipamentos de primeira linha por seus aliados, é um ponto essencial para que a balança penda em favor da Ucrânia, sendo um fator chave para retomada dos territórios ocupados pela Rússia e uma forma de equilibrar o poderio militar ucraniano em relação ao russo.
A invasão russa irá completar um ano, e nos últimos dias, os anúncios realizados pelos aliados europeus e os EUA, podem resultar numa guinada, alterando os rumos da guerra na Ucrânia, tornando possível uma hipotética vitória no horizonte não muito distante.
O anúncio do envio de 14 carros de combate Leopard 2A6 pela Alemanha e outros 14 Challenger II pelo Reino Unido, somado as informações do envio de 30 carros de combate M1A2 Abrams pelos Estados Unidos, eleva consideravelmente o poderio ucraniano.
Nesta quarta-feira (25), a Noruega também anunciou que enviará carros de combate Leopard 2 á Ucrânia, a decisão foi divulgada após a Alemanha emitir autorização para os países que operam carros de combate Leopard tanto do modelo Leopard 1, como Leopard 2, para enviar viaturas de seus respectivos arsenais em auxílio a Ucrânia. Porém, a Noruega não confirmou o número de viaturas que pretende enviar.
Também serão doados pelo Reino Unido quase 600 mísseis do tipo ar-terra, bem como mísseis de defesa aérea.
A tensão tende a aumentar, assim como a pressão internacional sobre Moscou, o que pode resultar numa escalada sem precedentes no conflito, elevando o risco de envolvimento direto de outros países.
É sabido que a indústria de defesa russa esta operando no limite, enfrentando inúmeros problemas para obter peças e material para produzir novos meios fundamentais para o esforço de guerra russo, grande parte devido as sanções impostas á Moscou.
Somando essa deficiência na capacidade produtiva, aliada a introdução de modernos sistemas ocidentais pelas tropas ucranianas, é possível prever que venham a se agravar as lacunas no poderio russo, com uma acentuada queda no índice de disponibilidade de meios. Com a chegada dos modernos carros de combate no cenário, temos um novo fator que pode resultar numa brusca mudança nos rumos do conflito.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário