A colisão no ar entre uma aeronave Su-30MKI e um Mirage 2000 operados pela Força Aérea Indiana (IAF) durante um exercício na manhã deste sábado (28), vitimou um dos pilotos na Índia.
Relatos feitos pela mídia local, informam que destroços das duas aeronaves foram encontrados em Bharatpur, no Rajastão, e Morena, na vizinha Madhya Pradesh.
Segundo comunicado emitido pela IAF, as aeronaves estavam realizando uma missão de treinamento operacional de rotina quando o incidente aconteceu.
Ambas aeronaves decolaram da base aérea de Gwailor em Madhya Pradesh, cerca de 50 km a leste de onde ocorreu a colisão.
A Força Aérea Indiana ordenou abertura de um inquérito para determinar as causas do acidente que envolveu um caça Sukhoi Su-30MKI biposto de fabricação russa e um Mirage 2000 monoposto de fabricação francesa.
Segundo noticiado pela agência de notícias AFP, um dos pilotos foi encontrado ferido, mas vivo, nas florestas de Padargarh.
O ministro-chefe de Madhya Pradesh, Shivraj Singh Chouhan, disse que as autoridades locais foram instruídas a ajudar nos esforços de resgate e socorro.
O acidente é o mais recente de uma série de acidentes aéreos envolvendo a IAF. Em outubro do ano passado, cinco militares morreram quando seu helicóptero caiu no estado de Arunachal Pradesh, perto da fronteira com a China, enquanto em dezembro de 2021 o chefe das forças armadas da Índia, Gen Bipin Rawat, estava entre mais de uma dúzia de mortos quando o helicóptero que eles estavam viajando atingiu uma encosta e pegou fogo no estado de Tamil Nadu.
0 comentários:
Postar um comentário