sábado, 21 de janeiro de 2023

Cargueiro leve Cessna SkyCourier na FAB?

Conforme noticiado pelo Brasil Defesa, as FFAA (Forças Armadas do Brasil) apresentaram ao Ministro da Defesa os seus projetos estratégicos. Dentre estes, chamou a atenção pela FAB (Força Aérea Brasileira) a "aeronave de transporte leve C-408", pois não havia informações sobre isso na mídia.

Nós do GBN Defense acreditamos que se trate do Cessna Modelo 408 SkyCourier, uma aeronave bimotor de transporte leve americana que se encontra nas fases finais de desenvolvimento e certificações, e que em breve estará operacional junto à empresa de logística FedEx.


Vamos conhecer um pouco mais sobre o SkyCourier, e o porquê de esta aeronave fazer muito sentido para a FAB.


EMBRAER BANDEIRANTE


Uma das primeiras ações do governo militar que subiu ao poder em 1964 foi estimular a indústria aeronáutica nacional, e a primeira aeronave fabricada pela Embraer foi justamente um cargueiro leve bimotor, o EMB-100cujo primeiro protótipo voou em 1969, cerca de um ano antes do início oficial da própria Embraer. Acabou sendo adotado como EMB-110 Bandeirante.


Primeiro protótipo do Bandeirante, conhecido na FAB como YC-95

O Bandeirante foi um grande sucesso, com cerca de metade das quase 500 unidades produzidas sendo vendidas a clientes estrangeiros. A FAB encomendou cerca de 80 unidades. Deu também origem a um derivado MPA (aeronave de patrulha marítima), o Bandeirulha, e também para várias outras missões, mostrando-se altamente versátil e robusta. Utiliza dois motores Pratt & Whitney PT6 de 750 HP cada.


Entretanto, como sua produção foi encerrada em 1991, e o desgaste é inevitável, chega uma hora em que será necessário pensar em um substituto - e é aí que entra o SkyCourier.


CESSNA 408 SKYCOURIER


Em 2017, a Cessna anunciou que estava desenvolvendo uma nova aeronave de transporte leve. Sua introdução, originalmente planejada para 2020, acabou sendo atrasada em função da pandemia. O primeiro voo aconteceu em 2020, e o primeiro exemplar de série acabou sendo entregue apenas em maio de 2022 para a FedEx, pouco depois de conseguir sua certificação junto à FAA. Além da FedEx, um cliente, a Aerus, vai adquirir a versão de transporte de passageiros; outras empresas já estão negociando com a Cessna.


Embora não haja ainda uma versão militar anunciada, o Departamento de Defesa dos EUA já anunciou que vai fornecer o modelo a países aliados através do programa FMS, que é uma modalidade de compra indireta - os próprios EUA compram o sistema e depois revendem aos aliados, o que garante condições financeiras muito vantajosas.


Mas, além da tradição da Cessna e do "precinho camarada", o que o SkyCourier traz à mesa?


CARACTERÍSTICAS DO SKYCOURIER


Assim como o robusto Modelo 208 Grand Caravan que a FAB já opera, o SkyCourier apresenta asas altas e trem de pouso fixo, ou seja, o trem de pouso não pode ser recolhido. Estas duas características são vantajosas para operações em pistas improvisadas, algo que é o "feijão com arroz" de tais aeronaves não só no Brasil, mas ao redor do mundo.


O compartimento de cargas do SkyCourier foi dimensionado para levar até 3 containers aeronáuticos padrão LD3, num total de até 6 mil libras de carga, ou seja, cerca de 2.700 kg (Bandeirante: 1.700 kg). Embora não conte com uma porta traseira que também cumpre a função de rampa - combinação ideal para uso em locais remotos, já que não exige quase nada da estrutura local - a porta lateral é bem ampla (2,21m de largura x 1,75m de altura) , uma vantagem considerável em relação ao Bandeirante, cuja porta principal é relativamente pequena (1,90m x 1,37m).


Caso configurado para levar passageiros, o SkyCourier pode levar até 19 pessoas (o Bandeirante leva até 16 passageiros, conforme a versão). Assim como outras aeronaves da categoria, o SkyCourier também terá uma versão combi, ou seja, capaz de levar passageiros e carga, conforme a necessidade, e capaz de mudar a configuração rapidamente.


Assim como o Bandeirante e várias outras aeronaves da categoria, o SkyCourier usa dois motores Pratt & Whitney PT6, mas são versões com maior potência, 1.100 HP. Graças à maior potência, o SkyCourier apresenta melhor desempenho que o Bandeirante, conforme a tabela a seguir.


Comparativo entre o Bandeirante e o SkyCourier


Finalmente, e a menos que algo muito inesperado venha a acontecer, o SkyCourier terá a vantagem de uma enorme base de usuários, o que significa que a FAB não deve ter maiores dificuldades em operar o modelo por muitos e muitos anos.


CONCLUSÃO


Embora o nome do SkyCourier não tenha sido mencionado pela FAB, o número 408 é praticamente uma confirmação de que a Força deseja ou o próprio SkyCourier ou outras aeronaves da categoria, provavelmente para substituir o Bandeirante.


Neste artigo falamos um pouco sobre o Cessna, e outro artigo, que deve sair em breve, vai falar sobre outras aeronaves da categoria, concorrentes do SkyCourier, que poderiam ser interessantes ao Brasil.


Entretanto, não deixa de ser triste o fato de que, como nem a Embraer nem a FAB investiram no sucessor, a primeira aeronave fabricada pela Embraer será substituída por uma aeronave importada.




*Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel).


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5 comentários:

  1. Se isso se concretizar é uma vergonha para a FAB, gerar emprego no exterior, enquanto aqui tem pelo menos 7ns dois projetos de empresa nacional, que atenderia muito bem essa demanda.

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  2. Quando soube da notícia me perguntei onde estava a Embraer todo esse tempo.
    Acho inacreditável nossa empresa não ter se preparado para justamente ofertar um modelo substituto para a FAB pois com toda certeza a demanda para substituição dos Bandeirantes viria.
    Enfim, mais grana pra fora.

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  3. Nada de novo no front brazuca

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  4. Claro, além do mais do mesmo

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  5. E o ATL100 da Desaer?
    Até seria perfeitamente.

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