Após meses de negociação, governo alemão confirmou nesta quarta-feira (25) o envio de carros de combate (CC) Leopard á Kiev, além de autorizar a exportação para outros países. Ucrânia considera os veículos de fabricação alemã um ativo chave para mudar os rumos do conflito.
A princípio o acordo prevê o envio de 14 viaturas Leopard 2 em auxílio a Ucrânia na luta contra tropas russas, após meses de muita pressão sobre Berlim, os ucranianos vão dispor de avançados MBTs.
A decisão foi anunciada pelo chanceler Olaf Scholz durante reunião ministerial, afirmou o porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit, em comunicado. Serão fornecidos carros de combate da variante Leopard 2 A6, provenientes dos estoques da Bundeswehr.
"A decisão segue nossa conhecida linha de apoiar a Ucrânia da melhor forma possível. Estamos agindo internacionalmente de forma estreitamente coordenada", afirmou o comunicado.
O treinamento de forças ucranianas deve ter início em breve, com militares ucranianos sendo preparados na Alemanha, além dos blindados e o treinamento, o acordo prevê apoio logístico, munição e manutenção.
O principal objetivo é montar rapidamente dois batalhões equipados com o Leopard 2 A6. Além dos 14 blindados que serão enviados pela Alemanha, aliados europeus fornecerão mais viaturas do tipo a Ucrânia, ampliando a capacidade de combate do exército ucraniano. Berlim emitirá autorizações de envio do Leopard aos demais países que operam o blindado alemão e pretendem enviar no esforço de ajuda a Kiev.
As leis de exportação vigentes na Alemanha vinculam países que tenham equipamento militar fabricado no país a uma autorização de uso desses armamentos, como é o caso dos blindados Leopard 2. Vários países europeus afirmaram estar dispostos a fornecer blindados do tipo à Ucrânia, entre eles Finlândia e Polônia.
Rússia protesta
A embaixada russa em Berlim acusou a Alemanha de tomar uma "decisão extremamente perigosa" e de abandonar sua "responsabilidade histórica em relação à Rússia" decorrentes dos crimes nazistas na Segunda Guerra. A embaixada disse que o envio do Leopard 2 levará a uma "escalada permanente do conflito".
Além do Leopard 2 alemão, a Ucrânia deve receber em torno de 30 carros de combate M1 Abrams dos EUA, apesar do teatro de operações ucraniano não ser o mais adequado para o emprego da viatura norte americana. O Abrams apresenta um alto consumo de combustível e manutenção complexa.
GBN Defense - A informação começa aqui
Com agências de notícias
0 comentários:
Postar um comentário