Uma aeronave HH-60W "Jolly Green II", nova variante da plataforma "Black Hawk" destinado a cumprir missões de busca e salvamento na USAF, realizou com sucesso sua primeira missão real de resgate, provando seu valor em sua primeira missão de combate na África.
A tripulação do "Jolly Green II" salvou a vida de dois militares estrangeiros durante uma missão de resgate em dezembro no Chifre da África, na costa leste do continente, segundo informado pela USAF no início de janeiro.
É a primeira missão real do "Jolly Green II" no exterior, desde que o HH-60W foi declarado pronto para o combate em outubro de 2022.
De acordo com um comunicado a imprensa da 435th Air Expeditionary Wing, as equipes de resgate estavam em alerta antes do amanhecer. Eles rapidamente decolaram e realizaram o resgate dos militares feridos e deixaram a zona de operações sem incidentes.
“Os paramédicos realizaram o primeiro atendimento médico de emergência estabilizando os militares na cabine da aeronave”, disse um comunicado.
A tripulação seguiu rumo ao centro médico mais próximo para que um dos feridos pudesse ser submetido a uma cirurgia de trauma. Uma aeronave HC-130J Combat King II, foi empregada para recuperar transportar os militares com grave ferimento para outro local onde receberiam tratamento adicional.
A Força Aérea não forneceu detalhes do incidente que resultou nos ferimentos aos dois militares.
“Embora o pessoal possa estar atrás das linhas inimigas ou longe do apoio necessário, esta equipe está equipada para percorrer grandes distâncias e abrir caminho se necessário, para que a missão de resgate aconteça”, disse o comandante da Força-Tarefa, tenente-coronel Thaddeus Ronnau.
“Mesmo nas vastas extensões da África, esta equipe combinada foi capaz de retirar um paciente crítico do campo de batalha com o mais novo meio de resgate da Força Aérea e colocá-lo nas mãos de cirurgiões de trauma qualificados, salvando duas vidas”, disse ele.
Os HH-60Ws pertencem ao 449º Air Expeditionary Group em Camp Lemonnier. A unidade lida com a recuperação de pessoal, transporte aéreo regional, base de apoio, coleta de inteligência e operações de aeródromo em apoio ao Comando dos EUA na África, Comando Central dos EUA e militares estrangeiros na África Oriental.
As tropas americanas estão estacionadas há muito tempo em Djibuti para ajudar a estabilizar os países da região e apoiar os militares locais na luta contra grupos terroristas como o Al-Shabaab. Cerca de 4.500 americanos vivem atualmente em Camp Lemonnier.
As tripulações dos HH-60W foram destacadas para o exterior pela primeira vez em 24 de setembro, embora a USAF não tenha dito para onde a unidade da Base Aérea de Moody, na Geórgia, foi ou por quanto tempo ficaria destacada. O "Jolly Green II" está no leste da África desde pelo menos 8 de dezembro de 2022, quando realizou um exercício de treinamento de evacuação de vítimas no Djibuti.
A USAF está chegando a conclusão do programa "Jolly Green II", com a aquisição das novas aeronaves especializadas estimada em torno de US$ 4,1 bilhões.
A USAF pediu ao Congresso que limitasse a compra a 75 helicópteros HH-60W, ao invés de 113 inicialmente planejados, em seu último pedido de orçamento, à medida que suas prioridades pós-Afeganistão evoluísse. Porém, ao invés disso, o congresso financiou a compra de 10 helicópteros adicionais, compondo uma frota de 85 aeronaves.
O HH-60W foi nomeado de "Jolly Green II" em homenagem aos helicópteros HH-3 voados durante a Guerra do Vietnã. Os novos HH-60W podem voar mais rápido e mais longe do que seu antecessor e resistir melhor às ameaças do moderno campo de batalhas. Moody foi a primeira base de operações da USAF a receber as novas aeronaves em novembro de 2020.
Eles substituirão outra variante do "Black Hawk", o HH-60G "Pave Hawk", em várias unidades da USAF e da Guarda Aérea Nacional em todo o mundo. O "Pave Hawk" voa desde o início dos anos 80 cumprindo missões de resgate em conflitos, desde o Panamá ao Afeganistão.
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